AgronegócioHome

Exportação de soja atinge recorde em outubro

Por Pablo Vinicius Souza
05 novembro 2018 - 16:43
grãos e oleaginosas; produção de soja; safra de grãos

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulgou na última quinta-feira (1) dados que apontam um recorde na exportação de soja: só no mês de outubro foram enviados ao exterior 5,3 milhões de toneladas de soja, 16% a mais quando comparado ao mês anterior e mais de duas vezes superior ao mesmo período de 2017.

Restam ainda quase dois meses completos para o término de 2018, mas as exportações brasileiras de soja já acumularam cerca de 74,5 milhões de toneladas e quase bateu a estimativa anual prevista pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para o ano todo de 77 milhões de toneladas.

Como se não bastasse a ampla oferta de soja brasileira provocada por uma colheita recordista de 120 milhões de toneladas, houve um aumento significativo na demanda vindo da China em virtude da disputa comercial que está acometendo à potência asiática e os Estados Unidos.

Em função da taxa aplicada sobre as importações de soja norte-americanas, as exportações do Brasil para a China registraram um aumento de 28%.

De acordo com os dados apurados e divulgados pelo governo brasileiro, somente as exportações de outubro geraram receita de 2,1 bilhões de dólares, custando 393,8 dólares em média por tonelada o que revela o grande salto quando comparado ao ano anterior, o qual registrou um faturamento de 939,5 milhões de dólares em um valor médio por tonelada de 377,8 dólares.

Em Mato Grosso, boa parte da soja está sendo vendida com antecipação

Com a produção a todo vapor aliado ao aumento de preço do grão e a oscilação do dólar, há agricultores que já venderam 75% de sua produção, 30% a mais que no mesmo período da safra passada – embora a produção ainda esteja em fase de plantio, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Leia também:

Indicador registra queda superior a 10% no preço do milho


Sobre o autor