Mercados

Evergrande: China dá indícios de que pretende evitar colapso financeiro

Por Fast Trade
23 setembro 2021 - 11:06 | Atualizado em 23 setembro 2021 - 13:33

Reguladores financeiros em Pequim emitiram nota orientando a gigante chinesa Evergrande a evitar o default dos títulos em dólar que vencem no curto prazo. Além disso, a empresa deve terminar as obras inacabadas e reembolsar os investidores do varejo. As informações são de matéria do Bloomberg.

Apesar das orientações, a forma específica como a empresa irá lidar com as dívidas não foi divulgada. A Evergrande tem um título de US$ 83,5 milhões que vence nesta quinta-feira (23) com 30 dias de carência para o pagamento.

+ O que ninguém conta sobre os investimentos em ações

Ainda não existem evidências de que Pequim tenha dado algum apoio financeiro à empresa. Não está claro, ademais, se as autoridades acreditam que a companhia possa causar perdas aos credores offshore.

Respostas do mercado

Na quarta-feira (22), a empresa já havia anunciado a resolução do pagamento de um dos seus títulos em yuan. 

Tudo indica que a incorporadora conversou com os fornecedores a fim de negociar a postergação dos pagamentos dos juros sem que isso fosse considerado um default. Não se sabe, entretanto, se no caso do pagamento em dólar, a estratégia será a mesma.

O mercado não sabe quais serão os próximos passos da Evergrande, mas o comunicado deu indícios de que a China pretende evitar um colapso financeiro. Outro indicativo no mesmo sentido é a injeção de liquidez no sistema financeiro feita pelo governo por meio do Banco Popular da China.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Hoje, conforme as novas notícias sobre a empresa, os papéis da companhia fecharam com alta de 18%. Isso depois de uma queda de mais de 80% nos últimos dias. 

O custo de financiamento de outras incorporadoras com grau especulativo disparou. O mercado agora está receoso em relação à saúde financeira de alguns bancos menores no país. Por fim, investidores do varejo, compradores de imóveis e fornecedores fizeram protestos na frente dos escritórios da Evergrande.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Evergrande recebe orientação de Pequim para evitar default de cupom em dólar

Leia também:


Sobre o autor