HomePolítica

Estados Unidos apoiam formalmente entrada do Brasil na OCDE

Por Eloiza Amaral
23 maio 2019 - 16:46
CARLOS BARRIA

Foto: Carlos Barria 

Os Estados Unidos apoiaram oficialmente, nesta quinta-feira (23), a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), através de uma publicação do Itamaraty no Twitter que foi compartilhada pela Embaixada dos EUA em Brasília.

Um representante americano fez a declaração durante a conferência ministerial da organização (OCDE) em Paris. O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, estava presente no evento.

Durante a visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos em março, Trump já havia dito que apoiaria a entrada do Brasil na OCDE caso o país retirasse o tratamento especial na Organização Mundial do Comércio (OMC).

E-book: Guia completo e definitivo da Previdência Privada

Desde aquele momento, representantes americanos não deram certeza se manteriam a afirmação de Trump na conferência ministerial da OCDE, que aconteceu nesta quinta (23).

Vale ressaltar, que todos os países considerados “em desenvolvimento”, como o Brasil, recebem tratamento especial na OMC, que tem 164 países-membros.

Existem prós e contras na entrada do Brasil na OCDE, como por exemplo, o país se tornaria mais atrativa e haveria mais investimentos estrangeiros e exportações. Por outro lado, esta inserção geraria custo adicionais ao país, pois teria que contribuir com a instituição, e não se encontra num momento econômico favorável.


Sobre o autor