Economia

Equipe econômica já planeja retomada da economia

Por Bruna Santos
17 maio 2020 - 09:58 | Atualizado em 18 maio 2020 - 07:19

A equipe econômica do governo já traça cenários e realiza estimativas preliminares nos bastidores em prol da retomada da economia após a pandemia do coronavírus.

Segundo apurou  o Estadão, os técnicos da pasta liderada pelo ministro Paulo Guedes estão indo atrás dos protocolos de saída de lockdown em diversos países. Desse modo, será possível conhecer as diferentes estratégias de retomada adotadas no mundo e, assim, avaliar as melhores práticas para replicar no Brasil.

Nesse sentido, Guedes reiterou em evento que marcou os 500 dias do governo Jair Bolsonaro que o país pode engatar uma recuperação em V.

Considerado o cenário mais favorável, a crise na saúde começaria a recuar dentro de três meses e economia voltaria a crescer de forma acelerada, de acordo com a equipe econômica.

Em contrapartida, a probabilidade de uma recuperação em “U” existe.  Para o ministro, esse cenário é o mais possível caso as lideranças políticas continuem se desentendendo.

“Em vez de bater e voltar rápido [indicando com as mãos um ‘V’], ela vai afundar e ficar um bom tempo antes de voltar. Isso só vai agravar a crise da Saúde. E, se brigarmos bastante podemos fazer um ‘L’: você bate, afunda e fica”, afirmou.

Leia também:

Brasil volta à trilha do ajuste fiscal se presidente vetar reajuste, diz Guedes

“É guerra”, diz Bolsonaro a empresários em conversa vazada sobre “lockdown”


Sobre o autor