EmpresasHome

Empresas preparam ofertas de ações de R$ 25 bi para movimentar investimentos

Por Eloiza Amaral
03 setembro 2019 - 11:02

Segundo o jornal Valor Econômico desta terça feira (03), pelo menos 14 empresas estão se preparando para abrir capital da Bolsa de Valores, com ofertas estimadas em R$ 25 bilhões.

Dentre estas, oito são ofertas iniciais (IPOs), sendo quatro em andamento – do banco BMG, da rede de joalherias Vivara, da varejista C&A e da empresa de saneamento Iguá.

Já em fase de preparação estão a construtora Kallas, do banco Original, a Saber, controlada de educação básica da Kroton Educacional, e o banco digital Original, pertencente à holding J&F, controladora do frigorífico JBS.

A Saneago, também do setor de saneamento, ainda não fez registro na CVM, mas já contratou os bancos.

De acordo com o Valor, a ideia é aproveitar a “reabertura” do mercado em meados deste mês, quando investidores americanos e europeus voltam das férias. A movimentação chama a atenção pela confiança na economia.

A maioria das ofertas programadas é primária, isto é, tem como objetivo vender parte do capital para abastecer o caixa e, consequentemente, realizar investimentos.

Além das empresas citadas, o Banco do Brasil e o Banco Pan também farão ofertas — a do BB será para capitalizar a União (acionista majoritária), a própria tesouraria do banco e o FI-FGTS. Já o Pan tem dois objetivos: dar saída parcial à Caixa e também para o banco investir.


Sobre o autor