
O grupo Acron (Russo) adquiriu da Petrobras (PETR4) o projeto de fertilizantes nitrogenados que está localizado na região de Três Lagoas (MS). De acordo com Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, a obra se encontra parada desde 2014 e a negociação da venda já estava sendo discutida há muito tempo.
Segundo a Petrobras, apesar da obra estar em suspensão há anos, 81% da fábrica está concluída. Além disso, após a finalização, a estatal afirma que a fábrica será capaz de produzir 3.600 toneladas por dia de ureia e 2.200 de amônia. Contudo, não houve divulgação de quando as obras serão retomadas.
+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!
A Ministra também informou que há uma reunião prevista para acontecer com diversos produtores de fertilizantes, dentre eles, a própria Acron. Nessa ocasião, a empresa russa deve confirmar quando virão para o Brasil. A Rússia é responsável por 20% dos fertilizantes que o país exporta e, inclusive, a aquisição feita pela Acron será pauta da viagem que o presidente Jair Bolsonaro fará para o país.
Petrobras tem intenção de sair do segmento de fertilizantes
O projeto de fertilizantes nitrogenados começou em 2011 com a construção da fábrica. Na época, estava sendo feito através de consórcio composto por um grupo da china e a empreiteira Queiroz Galvão. A obra prosseguiu até 2014 com o investimento – até então – de 3 bilhões.
+ Guia de A a Z de como se tornar um trader
A Petrobras tem intenção de sair do segmento há algum tempo, inclusive, em 2017 a estatal apresentou o projeto ao governo Michel Temer. A negociação não evoluiu. Contudo, em 2019 as negociações com a Acron começaram, mas também não se definiu e em outubro do mesmo ano foi engavetada novamente.
Por fim, com a aquisição da empresa russa, a Ministra informou que o presidente ficou muito satisfeito e telefonou para desejar sucesso à Três Lagoas e para a agricultura do Brasil.
Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade
Leia Mais: