Ações

Em sessão volátil e de baixa liquidez, Ibovespa tem leve alta

Por Fast Trade
03 julho 2020 - 13:15 | Atualizado em 03 julho 2020 - 16:01
Abertura desta quinta-feira 10 de junho

O Ibovespa opera muito volátil nesta sexta-feira (03), refletindo o ambiente de baixa liquidez e agenda esvaziada, devido ao feriado antecipado nos Estados Unidos.

Sem o dinâmica dos mercados de Wall Street, os investidores repercutiam o aumento do número de casos de Covid-19 no território americano.

Nesse sentido, o país superou, pelo segundo dia consecutivo, o próprio recorde de número de infecções diárias, com mais de 52,3 mil pessoas testando positivo para a doença.

Embora a economia dos EUA mostre sinais de que está pronta para a recuperação, a elevação das taxas de contágio do coronavírus tem gerado preocupações.

Outro catalisador negativo nesta sessão era a notícia de que o governo chinês vai promover retaliação a Washington, caso Donald Trump sancione o projeto de lei que prevê medidas contra a atuação de Pequim em Hong Kong.

Assim, o porta-voz do ministério das relações exteriores da China, Zhao Lijan, declarou que o país não cederá a pressões externas e manterá sua política no território semiautônomo.

Na agenda econômica, o Índice de Gerente de Compras (PMI) do setor de serviços chinês subiu em 58,4 pontos, demonstrando expansão da atividade.

Este resultado revelou que o afrouxamento das diretrizes de isolamento social impulsionou a demanda local, e, por isso, houve uma aceleração no mercado consumidor.

Covid-19 no Brasil, noticiário político e principais movimentações na B3

Por aqui, os números referentes ao Covid-19 seguem assustando os investidores, embora os ativos locais apresentem uma repercussão moderada do tema.

Nesse contexto, o Brasil já possui 1.502.424 casos confirmados e 62.045 óbitos decorrentes da doença, além do elevado índice de subnotificações.

Diante disso, muitas cidades que haviam iniciado o processo de reabertura, declinaram, voltando com as medidas de isolamento social e a fixação de quarentenas.

Em âmbito político, o presidente Jair Bolsonaro escolheu para assumir a pasta da Educação o ex-executivo Renato Feder, segundo fontes informaram ao Estadão.

Desse modo, o governo federal deve anunciar o novo ministro nos próximos dias, considerando que ele já era cotado para a função antes de Carlos Decotelli ser nomeado.

Na B3, as ações da IRB Brasil eram as mais negociadas neste pregão, após passar por uma semana turbulenta, em meio à divulgação de resultados e revisões.

Assim, as companhias Minerva (BEEF3), Tim (TIMP3), Sulamérica (SULA11), IRB Brasil (IRBR3) e MRV (MRVE3) registravam as máximas do dia.

Já as empresas CSN (CSNA3), Santander (SANB11), Ultrapar (UGPA3), Cielo (CIEL3) e Klabin (KLBN11) anotavam as maiores perdas.

Ás 13h14 (horário de Brasília), a Bolsa brasileira subia 0,18%, aos 96.407 pontos, com um volume financeiro de R$4,682 bilhões.

Em sessão volátil e de baixa liquidez, Ibovespa tem leve alta

Acompanhe as últimas notícias do mercado financeiro:

Bolsas asiáticas sobem e índices europeus recuam; Brasil volta a monitorar agenda econômica

Ministério da Infraestrutura quer realizar 14 leilões ainda em 2020

Carteira recomendada de dividendos da Guide; veja as ações sugeridas para julho


Sobre o autor