EmpresasHome

Eletrobras decide rever sua estrutura organizacional de olho na privatização

Por Bruna Santos
24 janeiro 2020 - 14:08

A Eletrobras lançou esta semana uma licitação para contratar uma empresa de consultoria especializada para alterar a sua estrutura organizacional.

O objetivo é alterar o modelo de organização interna para se aproximar das melhores práticas do mercado, visando a privatização.

Segundo as regras do edital, o serviço que será contratado envolve a análise e o diagnóstico da estrutura organizacional e das subsidiárias controladas Eletronorte, CGT Eletrosul, Eletronuclear, Chesf, Furnas, Amazonas GT.

O intuito é racionalizar as estruturas e os processos, que resultem em ganhos operacionais em termos de eficiência e eficácia, levando em consideração as particularidades da elétrica.

A contratação será realizada pela modalidade pregão e as sendo avaliadas pelo critério de menor preço global e oferta mais qualificada.

A administração da Eletrobras receberá as propostas dos interessados até o dia 13 de fevereiro, data na qual, realizará a abertura dos envelopes para proceder à análise.

Sobre a privatização, o projeto de lei que autoriza ao governo abrir mão do controle da companhia está em tramitação no Congresso, aguardando deliberação e votação nas casas legislativas.

Contudo, em meio às crescentes incertezas sobre o apoio parlamentar à medida, o projeto poderá ser postergado para os próximos anos, ou mesmo, cancelado.

Em entrevista à Bloomberg, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou que o líder do governo na Câmara dos Deputados foi enfático ao argumentar que o tema é espinhoso e não há certeza sobre a aprovação.


Sobre o autor