Mercados

EIA rebaixa perspectiva para demanda de petróleo nos próximos dois anos

Por Fast Trade
13 julho 2022 - 12:00 | Atualizado em 20 julho 2022 - 12:45
exportação de petróleo

A Agência Internacional de Energia (EIA) cortou a expectativa de crescimento da demanda por petróleo para os próximos dois anos. O órgão argumenta que a demanda será contraída pelo impacto negativo do aumento dos preços e pelos temores de recessão global.

+ Você conhece os padrões de candle Engolfo? Saiba como utilizar em suas operações!

Primeiramente, a agência havia previsto um aumento de 1,8 milhões de barris por dia (mbpd) no consumo de petróleo em 2022. Agora, no último relatório, a EIA espera um crescimento de 1,7 mbpd, para 99,2 mbpd. Ao mesmo tempo, o órgão passou da expectativa de alta de 2,2 mbpd para 2,1 mbpd em 2023.

A EIA informou que o mercado está apreensivo sobre as ações dos bancos centrais no combate à inflação, que podem levar o mundo à recessão. Contudo, esse sentimento foi em parte mitigado pela geração mais forte de energia e pelo retorno da demanda petrolífera da China.

Expectativa de oferta

Embora o ocidente tenha imposto sanções à Rússia, a produção de petróleo no país continua. Todavia, o risco de oferta ainda é real. Isso, sobretudo, quando se leva em consideração os estoques mundiais “criticamente baixos” e problemas de manutenção do principal oleoduto do Cazaquistão.

“Raramente a perspectiva para os mercados petrolíferos se mostrou tão incerta”, disse a Agência Internacional de Energia em relatório.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader: Baixe agora!

A projeção é que a oferta mundial seja aumentada em 1,8 mbpd em 2022. O relatório aponta, além disso, a capacidade ociosa da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. A EIA disse que é preciso forte intervenção dos governos afirmando que é preciso proteger a economia mundial diante da pandemia.

Hoje, quarta-feira (13), às 11h45 o petróleo tipo Brent tinha queda de 0,87%, para US$ 98,50 por barril. Já o WTI, referência nos Estados Unidos, expandia 0,26%, para US$ 96,30 no mercado futuro.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!

EIA rebaixa perspectiva para demanda de petróleo nos próximos dois anos

Leia também:

Radar do Trader: PEC dos Auxílios, CPI e Livro Bege nos EUA e indicadores na China


Sobre o autor