EconomiaHome

Economia brasileira avançou 0,89% em 2019

Por Bruna Santos
16 fevereiro 2020 - 11:32
calendário de indicadores econômicos

O Banco Central divulgou na última sexta-feira (14) o IBC-Br de dezembro de 2019, revelando que a economia brasileira cresceu. Embora o Índice de Atividade Econômica do Banco Central tenha contraído 0,27% na comparação (dessazonalizada) de dezembro ante novembro, o índice cresceu 0,89% no ano.

Segundo o Valor Data, a queda do último mês de 2019 veio em linha com a mediana das estimativas colhidas. Foram 28 consultorias e instituições financeiras consultadas anteriormente, que especularam um recuo de 0,3%.

Ademais, o IBC-Br mostrou avanço de 1,28% da economia ao final de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. O resultado corrobora o cenário menos robusto para indústria, comércio e os serviços e veio abaixo da expectativa de +1,40%.

Entre outubro, novembro e dezembro, o indicador subiu 0,46% frente ao terceiro trimestre, na série com ajuste sazonal. O índice deu um salto mais acentuado na comparação anual com dezembro de 2018, de 1,28%, na série sem ajuste.

De acordo com a entidade monetária, o resultado de novembro foi negativo em 0,11% (dado revisado de alta de 0,18%). Para os especialistas do Valor Investe, o comportamento do indicador no período divulgado recentemente pelo BC foi influenciado, principalmente, pelas quedas na produção industrial (-0,7%), no varejo restrito (-0,1%), no varejo ampliado (-0,8%), assim como nos serviços (-0,4%).

Normalmente, a mediana de 12 meses é considerada mais estável que a mensal por causa das constantes revisões do indicador. Nos anos anteriores, 2018 e 2017, quando a economia brasileira voltou a crescer, o IBC-Br cresceu 1,19% e 0,95%, respectivamente.

Esse indicador com frequência mensal permite acompanhar de perto a evolução da atividade econômica brasileira. Em paralelo, o Produto Interno Bruto (PIB) de frequência trimestral descreve um quadro mais abrangente da economia. Por fim, o IBC-Br subiu 0,46% em dezembro na média móvel trimestral, usada para a captação de tendências.

Fique ligado no portal para saber mais dos indicadores econômicos e outras novidades que vão impactar o seu investimento.

Leia mais sobre indicadores da economia brasileira:

Curva de juros cai após IBC-Br mostrar contração da atividade econômica em dezembro


Sobre o autor