Economia

Monitor do PIB da FGV mostrou crescimento da economia em novembro

Por Fast Trade
19 janeiro 2022 - 11:54 | Atualizado em 19 janeiro 2022 - 13:25
PIB

De acordo com o monitor do Produto Interno Bruto (PIB) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a atividade econômica do Brasil aumentou 1,8%. O resultado considera o mês de novembro de 2021 como referência. Além disso, a análise demonstrou retração de 0,3% referente ao trimestre que se encerrou também em novembro.

Avançando com o estudo, o monitor apontou que na comparação entre os anos, a economia aumentou em 2,2% e também cresceu 1,3% no mesmo trimestre. Sempre considerando novembro como referência. Ainda segundo a FGV, o coordenador do monitor do PIB, Cláudio Considera diz que “a economia do Brasil reverteu em novembro a trajetória de baixa e estagnação que mantinha desde abril”.

+ Confira o Glossário do mundo trader e fique por dentro do termos

De acordo com Cláudio, o maior componente de participação de demandas que é o consumo das famílias aumentou. Por essa razão, a busca por serviços cresceu e isso se deve a expansão da vacinação contra Covid-19. Soma-se a isso o ajuste sazonal que apontou que o consumo familiar mostrou retração de 0,8% frente ao trimestre anterior.

Outros fatores que influenciam no crescimento da economia

É importante destacar que a indústria teve bom resultado devido a reação expressiva da indústria de transformação. Todavia, o agronegócio demonstrou queda acentuada. Mas, a taxa de 12 meses acumulada que apresentava baixa desde abril de 2020, agora se mantém em crescimento. Por esse motivo, em novembro ela fechou em 4,4% positiva. Isso quer dizer que a taxa que mede o crescimento do PIB deverá ficar em torno desse percentual, destacou Cláudio.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Considerando o acumulado do período de 12 meses, foi possível identificar também um aumento relevante nos investimentos. Isso porque as taxas continuam em alta, devido aos equipamentos e máquinas – e também pela plataformas de petróleo internalizadas. Nesse caso, a influência vem da finalização do benefício tributário e dos caminhões e máquinas agrícolas inseridos à commodities.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

 

Leia Mais:

Faltam interessados por ações da Braskem no mercado, dizem fontes


Sobre o autor