Dólar e Câmbio

Dólar sobe a R$5,19 com resposta do Fed e formação da Ptax

Por Bruna Santos
31 março 2020 - 12:43 | Atualizado em 04 janeiro 2021 - 17:43
Dólar (DOLFUT)

O dólar comercial opera em alta nesta terça-feira (31), fazendo uma sessão volátil devido à disputa pela formação da Ptax.

Utilizada nos negócios que envolvem derivativos, a referida taxa é um parâmetro referencial para contratos em moeda americana, regrando as obrigações dentro de sua competência mensal.

Mais cedo, o câmbio passou por um breve momento de alívio após o Banco Central dos EUA, Federal Reserve, divulgar um novo mecanismo temporário de recompra (repo) com autoridades monetárias estrangeiras.

O objetivo da instituição é apoiar o bom funcionamento dos mercados financeiros em geral e assegurar a liquidez e o fornecimento de crédito à população norte-americana.

A demanda por segurança, que ser expressava na valorização da moeda dos EUA, refletia o sentimento de incertezas frente ao avanço do coronavírus e à quarentena de milhões de pessoas em diversos países.

Embora a economia chinesa tenha esboçado um movimento de recuperação, o cenário é desafiador, visto que, não há como prever a dimensão global dos impactos da doença.

Ás 12h34 (horário de Brasília), o dólar comercial avançava 0,29% contra o real, sendo cotado a R$5,1950 na venda.

Juros Futuros

Na renda fixa, os contratos de juros futuros apresentavam queda nas taxas em todos os períodos, com os investidores precificando uma contração acentuada no ambiente macroeconômico.

O DI outubro/2020 caía 1,79% sendo negociado a 3,30% (3,34% no ajuste anterior) e o DI janeiro/2025 declinava 1,48% sendo vendido a 6,67% (6,75% no ajuste anterior).


Sobre o autor