Dólar e índiceHome

Dólar sobe a R$4,18 em dia de cautela e baixa liquidez

Por Pablo Vinicius Souza
20 janeiro 2020 - 13:26

O dólar comercial operava em alta nesta segunda-feira (20), sinalizando cautela dos investidores, em uma sessão que promete ser de baixa liquidez.

Devido ao feriado nacional, os mercados dos Estados Unidos permaneceram fechados, reduzindo o volume de transações ao redor do mundo.

Além disso, há grande expectativa pela realização do Fórum Econômico Mundial, na Suíça, que terá início a partir de amanhã (21) e deverá abordar discussões relevantes sobre a atual conjuntura global.

Por aqui, o câmbio refletia a pesquisa Focus do Banco Central, que evidenciou um ajuste para baixo nas projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) obtido no ano passado.

Segundo o consenso dos economistas, as previsões para o PIB de 2019 recuaram de 1,17% para 1,16%, contudo, para 2020, houve um avanço de 2,30% para 2,31%.

Mesmo assim, há um sentimento de receio em relação à aceleração da economia, tendo em vista que os últimos indicadores frustraram as expectativas.

Outro fator que também está contribuindo com a depreciação do real é que há um movimento forte de compra de contratos a termo de moeda sem entrega física (NDF).

Quando o câmbio demonstra este comportamento significa que tais derivativos estão sendo utilizados como instrumento de hedge, já que o contratante garante uma taxa de câmbio futura para a moeda.


Sobre o autor