Dólar e índiceHome

Dólar ronda R$4,05 com foco nas tensões geopolíticas

Por Pablo Vinicius Souza
06 janeiro 2020 - 13:47
Dólar (DOLFUT): Em dia de ata do Copom, dólar cai com exterior e à espera de falas de diretores do Fed

O dólar comercial rondava a estabilidade nesta segunda-feira (06), com o mercado aguardando os desdobramentos do conflito entre Estados Unidos e Irã.

Depois do susto inicial, os investidores apresentavam comportamentos tímidos, mas atentos a uma possível retaliação iraniana.

A divisa americana demonstrava um comportamento alinhado ao registrado no exterior, com oscilações moderadas e viés majoritariamente negativo.

O real fazia uma sessão de ajustes, anotando leve valorização, apesar das turbulências internacionais afetarem as perspectivas no câmbio interno.

Apesar da aparente tranquilidade, a saída do Irã do acordo nuclear trouxe à tona as preocupações sobre a dimensão desastrosa que este conflito pode alcançar.

Além disso, no final de semana, americanos e iranianos continuaram a proferir ameaças recíprocas, acirrando as tensões no Oriente Médio.

Ás 12h38 (horário de Brasília), o dólar comercial declinava 0,10% contra o real, sendo cotado a R$4,0590 na venda.

Juros Futuros

Na renda fixa, os contratos de juros futuros operavam com elevação nas taxas em todos os períodos, apoiado pelos indicadores macroeconômicos e pelo leve ajuste no câmbio.

A pesquisa Focus do Banco Central revisou as projeções para a Selic, mantendo a estimativa a 4,50% em 2020 mas avançando para 6,50% em 2021.

O DI novembro/2020 subia 0,12% sendo negociado a 4,46% (4,45% no ajuste anterior) e o DI janeiro/2025 aumentava 0,23%, sendo vendido a 6,43% (6,42% no ajuste anterior).


Sobre o autor