Dólar e índice

Dólar fecha próximo à estabilidade, mas registra ganho semanal de 2,72%

Por Fast Trade
08 outubro 2021 - 18:43 | Atualizado em 08 outubro 2021 - 19:16

O dólar comercial fechou próximo à estabilidade nesta sexta-feira (08), na cotação de R$5,5150 na venda, em atenção à agenda de indicadores. Refletindo a baixa liquidez das transações no exterior, a divisa americana oscilou neste pregão, mas registrou ganho semanal de 2,72%.

Nesse sentido, o principal catalisador foi o relatório de empregos dos EUA, o payroll, que mostrou a criação de 194 mil postos de trabalho em setembro. O resultado surpreendeu ao contrariar as estimativas dos especialistas que apostavam na adição de 500 mil novas vagas.

Mesmo assim, a taxa de desemprego caiu para 4,8%, o que é suficiente para o Federal Reserve iniciar o processo de “taper” (retirada dos estímulos) a partir de novembro, conforme explicou o presidente da instituição, Jerome Powell, em seu discurso após a reunião do Fomc.

+ Estratégias Long & Short: Saiba como operar!

Ao mesmo tempo, no Brasil, os investidores digeriram a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostrando um avanço de 1,16% no mesmo período. Embora o indicador ainda evidencie uma trajetória ascendente para a inflação, o número ficou abaixo das projeções do mercado.

Desse modo, o dado reforçou que a pressão sobre os preços alcançou o seu pico em setembro, segundo as constatações realizadas pelo Banco Central. Apesar disso, o Goldman Sachs ressaltou que há riscos sobre a meta de 2022, pois, as incertezas políticas, fiscais e econômicas persistem.

Juros futuros registram queda ao longo da curva

Os contratos de juros futuros encerraram com redução nas taxas ao longo da curva, precificando os dados do IPCA abaixo das expectativas. Apesar de o indicador principal mostrar uma desaceleração nos preços, a média dos cinco núcleos inflacionários permaneceu estável.

Diante disso, é possível que o mercado tenha efetuado movimentos técnicos de redução do prêmio de risco e essa tendência tenha se estendido para todos os vértices.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Até porque, estudos do Bank of America sobre o núcleo de serviços e o núcleo de difusão indicam provável reversão de tendência, mesmo após a reabertura da economia. “A inflação chegou ao pico [na comparação anual] abaixo das expectativas” – disse o chefe de economia e estratégia do BofA, David Baker.

O DI fevereiro/2022 caiu a 7,48% (7,53% no ajuste anterior), o DI abril/2023 recuou para 9,24% (9,41% no ajuste anterior) e o DI janeiro/2025 declinou a 10,04% (10,20% no ajuste anterior).

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Dólar fecha próximo à estabilidade, mas registra ganho semanal de 2,72%

Leia também:

O IPCA melhorou, mas as perspectiva para a inflação ainda é de alta, diz Campo Neto

Méliuz fecha parceria com a Captalys para desenvolver novo cartão de crédito

Dotz dispara 9% na B3 após divulgar prévia operacional com alta de 30% na receita


Sobre o autor