Dólar e índice

Dólar fecha estável neste pregão, mas acumula perda semanal 2,27%

Por Fast Trade
16 julho 2021 - 18:32 | Atualizado em 16 julho 2021 - 18:58
dólar-câmbio-divisa-americana

O dólar comercial fechou em leve alta de 0,06% nesta sexta-feira (16), na cotação de R$5,1150 na venda, mas acumulou perda semanal de 2,27%.

Após passar por momentos de forte volatilidade, a divisa americana perdeu força e voltou a perder terreno contra as principais moedas emergentes.

Nesse sentido, a percepção de um cenário doméstico favorável para a moeda brasileira voltou a fazer frente às preocupações sobre uma possível retirada dos estímulos nos Estados Unidos.

+ Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade

Além disso, o aumento dos preços das commodities, os sinais de retomada do crescimento da economia e a perspectiva de aumento na Selic contribuíram para fortalecer o câmbio local.

No entanto, a notícia de que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) quase triplicou o valor destinado ao financiamento eleitoral em 2022 gerou ruídos. Este fato limitou os ganhos do real desta sessão, apesar de não ter influenciado o desempenho global.

Juros futuros encerraram em queda reagindo à inflação

Os contratos de juros futuros encerraram com redução nas taxas em todos os períodos, reagindo à desaceleração na inflação aplicada aos preços do produtor.

Desse modo, em linha com o dólar, os DIs se ajustaram em queda firme, acompanhando o sentimento de “risk off” que prevaleceu sobre os ativos de risco.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Assim, a curva de juros perdeu inclinação, apresentando um movimento acentuado nos trechos intermediários e longos, no compasso da desaceleração do IGP-10, que caiu de 2,32% para 0,19% em julho.

O DI outubro/2021 caiu para 4,89% (4,91% no ajuste anterior), o DI julho/2023 recuou para 7,62% (7,71% no ajuste anterior) e o DI outubro/2024 declinou para 8,20% (8,28% no ajuste anterior).

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Dólar fecha estável neste pregão, mas acumula perda semanal 2,27%

Leia também:

Ações da Lojas Americanas terão forte queda na próxima segunda

Projeto Grão Certo promete inovar em tecnologia de classificação de grãos

Índice teórico do Ibovespa deve incluir ações de peso, segundo BofA


Sobre o autor