Dólar e índice

Dólar fecha estável com cautela local limitando o viés positivo do exterior

Por Fast Trade
02 setembro 2021 - 18:35 | Atualizado em 02 setembro 2021 - 19:26

O dólar comercial fechou em alta de 0,02% nesta quinta-feira (02), na cotação de R$5,1840 na venda, com o sentimento interno de cautela limitando o viés de positivo no exterior. Em uma sessão bastante volátil, a divisa americana refletiu as turbulências do cenário pouco animador para as reformas.

Nesse sentido, ficou em destaque a aprovação do projeto de reforma do Imposto de Renda na Câmara dos Deputados, que causou grande surpresa nos investidores. Isto porque, a proposta não era consenso entre os parlamentares e alguns trechos provocariam perda de arrecadação do governo federal.

+ Clube de investimentos: Tudo o que você precisa saber

Ao mesmo tempo, a rejeição da minirreforma trabalhista no Senado despertou a atenção para a dificuldade de a equipe econômica aprovar os projetos. Apesar do movimento positivo no ambiente externo, o câmbio ficou pressionado ao longo de todo o pregão.

Por fim, as negociações também sofreram a influência das expectativas pelo relatório de empregos nos EUA, o Payroll de julho, que será divulgado amanhã.

Juros futuros disparam de olho no ambiente interno

Os contratos de juros futuros encerraram em forte alta, reagindo ao ambiente interno, após a aprovação de projetos do governo e a divulgação dos indicadores. Além da reforma do Imposto de Renda, o principal condutor do movimento dos DIs foi o resultado da produção industrial de julho.

Este indicador declinou 1,3% no período, em relação ao mês anterior, vindo mais fraco do que indicavam as estimativas do mercado. Desse modo, os números mostram que a recuperação da atividade ainda está sem força, se desenvolvendo de forma lenta.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por fim, na visão dos analistas, a adição de prêmio de risco ocorreu, sobretudo, porque o cenário fiscal ainda está muito incerto devido às disputas pelo orçamento.

O DI dezembro/2021 subiu a 6,40% (6,37% no ajuste anterior), o DI outubro/2023 avançou para 9,31% (9,09% no ajuste anterior) e o DI janeiro/2025 saltou a 9,78% (9,56% no ajuste anterior).

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Dólar fecha estável com cautela local limitando o viés positivo do exterior

Leia também:

Leilão do setor de Saneamento do Amapá deve atrair grande concorrência

Mercado de criptomoedas registra ganho de US$100 bi com Bitcoin e Cardano

Contratos de boi gordo registram forte queda após caso de “vaca louca” em MG


Sobre o autor