Dólar e índice

Dólar cai a R$5,22 com exterior positivo e conjuntura local

Por Fast Trade
07 abril 2020 - 18:09 | Atualizado em 07 abril 2020 - 18:45

O dólar comercial caiu 1,25% nesta terça-feira (07), fechando na cotação de R$5,2260 na venda, em atenção ao exterior positivo e à conjuntura local.

De maneira geral, o câmbio apresentou um comportamento de alívio, com os investidores reagindo à redução do número de novos casos de infecção na Europa e na Ásia.

Embora na Espanha o número de mortos pelo vírus tenha voltado a subir, na Itália e na Áustria a situação parece mais controlada, com a quantidade de contaminados apresentando leve baixa.

Na China, pela primeira vez desde janeiro, não foram reportadas mortes pelo vírus nas últimas 24 horas, demonstrando que o país conseguiu conter a epidemia.

Por aqui, a cena política ficou em destaque após o conflito entre Jair Bolsonaro e o ministro Luiz Henrique Mandetta, que quase levou à exoneração do comandante da pasta da Saúde.

Depois de horas de reunião, o presidente decidiu pela manutenção do ministro no cargo, porém, tais turbulências renovaram as incertezas do mercado quanto à condução do combate ao Covid-19.

Além de contar com um ambiente mais otimista na conjuntura local, o real também foi ajudado pela intervenção do Banco Central, que ofertou contratos de swap durante o pregão.

Juros Futuros

Na renda fixa, os contratos de juros futuros encerraram em firme queda, seguindo o movimento de apetite ao risco no exterior e as perspectivas de atividade fraca no Brasil por um período prolongado.

Adicionalmente, o cenário de contração na economia resultará em baixos níveis de inflação e cortes adicionais na Selic, o que justificou a retirada do prêmio de risco ao longo da curva.

O DI novembro/2020 caiu para 3,20% (3,27% no ajuste anterior), o DI julho/2023 recuou para 5,94% (6,06% no ajuste anterior) e o DI janeiro/2026 declinou a 7,56% (7,66% no ajuste anterior).

Fique por dentro das principais notícias do mercado financeiro:

Petróleo vira para queda com perspectivas de contração na demanda

Mercado de commodities chinês sinaliza movimento de recuperação

Petrobras identifica novo poço de petróleo na Bacia de Campos

Rating e PIB brasileiro, PIB chinês: acompanhe os destaques econômicos       


Sobre o autor