
Os dirigentes do Comitê de Política Monetária do Federal Reserve concordaram em acelerar os aumentos nos juros dos EUA para conter a inflação. De acordo com a ata da última reunião, os integrantes acham adequado elevar a taxa em 0,5% nos encontros que serão realizados em junho e julho.
Nesse sentido, o presidente da instituição, Jerome Powell, já havia afirmado que existe no grupo uma “ampla percepção” de que será necessário aprovar reajustes semelhantes. Como a inflação está muito acima da meta estabelecida pelo Banco Central, a perspectiva é de aperto periódico e consistente nos juros.
+ Confira neste vídeo 6 dicas para organizar o seu operacional!
Os membros do comitê ainda enfatizaram que “uma postura restritiva da política monetária pode se tornar apropriada dependendo da evolução das perspectivas econômicas e dos riscos para essas projeções”. Por esse motivo, o Fed precisa agir já que enxerga a inflação como uma ameaça importante ao desenvolvimento da economia.
Em primeiro lugar, os dirigentes concordaram que será necessário “mudar rapidamente a postura da política monetária para uma postura neutra”, conforme explicou a ata. Apesar disso, eles também acreditam que, posteriormente, adotar uma política monetária restritiva pode ser uma alternativa.
Projeções dos dirigentes para o PIB e cenário de inflação
Alguns integrantes acharam que seria interessante acentuar a recomposição dos juros agora para avaliar os efeitos do aperto na economia. Até porque, a ata mostra uma preocupação em controlar a inflação sem provocar uma recessão no país ou aumentar os níveis de desemprego.
Segundo a ata, “após o rápido crescimento no quarto trimestre de 2021, o PIB caiu no primeiro trimestre deste ano”, embora os gastos das famílias e os investimentos corporativos continuaram fortes, confirmando a força da economia.
+ Conservador, moderado ou arrojado: Descubra o seu perfil de investidor!
Por esse motivo, o comitê acredita que haverá um sólido crescimento do país no segundo trimestre. Ademais, eles consideram a venda de títulos hipotecários como uma alternativa válida, ao invés de deixar que a redução no balanço ocorresse de forma passiva.
“Vários membros comentaram que, após a liquidação do balanço estar bem encaminhada, seria apropriado que o Comitê considerasse as vendas de hipoteca para permitir o progresso adequado em direção a uma carteira de prazo mais longo composta principalmente de títulos do Tesouro” – explicou a ata.
Quer saber como é a alta performance em operações utilizando a plataforma de negociação mais ágil do Brasil? Então cadastre-se no Fast Trade e tenha 7 dias de teste grátis.
Leia Mais:
Credit Suisse eleva a recomendação da MRV para outperform e ações disparam