EmpresasHome

Destaques corporativos: Petrobras, BNDES, Vale e mais

Por Bruna Santos
30 setembro 2019 - 11:20
Petróleo em alta

Entre os destaques corporativos desta semana está o reajuste de 2,5% no preço do litro da gasolina vendida nas refinarias para as distribuidoras, divulgado pela Petrobras na sexta-feira.

Embora os novos preços já estão valendo, o valor final repassado ao consumidor dependerá individualmente de cada posto de combustível.

O preço do diesel, por outro lado, não sofreu reajustes.

Ademais, o BNDES poderá perder até R$ 14,6 bilhões com o grupo Odebrecht, segundo o presidente do banco, Gustavo Montezano.

De acordo com o Estadão, essa estimativa faz parte do esforço de explicação da suposta “caixa-preta” do BNDES.

Parte dessa perda potencial ficará com o Tesouro Nacional, que deu garantia em empréstimos para outros países contratarem a empreiteira em obras de infraestrutura, conforme publicação.

Seguindo a linha dos destaques corporativos, o Valor Econômico trouxe a informação de que a Telefônica precisou recorrer à Justiça para conseguir usar parte dos cerca de R$ 6 bilhões em créditos gerados pela exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins a que tem direito.

Embora a quantia já tenha sido reconhecida anteriormente em ação transitada em jugado, a Receita Federal havia instaurado procedimento de fiscalização para travar a possibilidade de uso.


Sobre o autor