Mercados

Demanda global de aço deve crescer 5,8% em 2021 – diz Worldsteel

Por Fast Trade
15 abril 2021 - 16:24 | Atualizado em 15 abril 2021 - 20:49
industria-produção-industrial-empresario-da-industria; bens industriais-investimentos
Tecnologia foto criado por cookie_studio – br.freepik.com

A demanda global de aço deve crescer 5,8% em 2021, segundo o relatório de projeções elaborado pela World Steel Association.

A cada ano, em abril e outubro, a associação produz e divulga um documento contendo estimativas anuais sobre as necessidades de aço em âmbito mundial. Nesse sentido, o relatório previu que o consumo do produto alcançará 1,87 bilhão de toneladas até o final do ano.

Para 2022, a previsão é que o setor cresça 2,7% em relação ao desempenho deste ano, atingindo uma demanda de 1,92 bilhão de toneladas.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

De acordo com a Worldsteel, as estimativas apresentadas consideram que a segunda e a terceira ondas de infecções pelo Covid-19 vão se estabilizar no segundo trimestre. Acima de tudo, o relatório considera que o progresso das vacinações permitirá um retorno gradual das atividades, acelerando a procura por aço.

Ao mesmo tempo, o presidente do comitê de economia da associação, Al Remeith, afirmou que diante do severo impacto da pandemia na vida e nos meios de subsistência, a indústria siderúrgica deu “sorte” de encerrar 2020 com uma pequena contração.

Na visão do executivo, este fato se deve à intensa recuperação na China, que vem apresentando um crescimento de 9,1%, enquanto os demais países registram níveis negativos. Como resultado deste momento de crise sanitária e financeira, a demanda por aço caiu 10% no resto do mundo.

Perspectivas para as siderúrgicas brasileiras

Com o forte ritmo de crescimento da China e a aceleração na demanda por aço, o cenário está muito favorável para as siderúrgicas brasileiras.  Isto porque, o setor está aquecido e em plena recuperação em “V”, impulsionado pelas exportações de aço.

Nesse contexto, Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM5), Vale (VALE3) e CSN (CSNA3) devem se beneficiar, ampliando as vendas ao longo de 2021.

Guia do Investidor Iniciante

As incertezas em relação à oferta global de minério de ferro destravaram os resultados das companhias, provocando uma grande valorização nas ações.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Demanda global de aço deve crescer 5,8% em 2021 – diz Worldsteel

Leia também:

Ibovespa ganha força, mas ambiente político limita os ganhos

Dólar mantém tendência de queda seguindo o otimismo com a recuperação

Hering rejeita proposta da Arezzo e ações da companhias disparam na B3


Sobre o autor