Política

Defesa de Moro diz que vídeo da reunião ministerial confirma declarações do ex-ministro

Por Bruna Santos
13 maio 2020 - 06:43 | Atualizado em 13 maio 2020 - 08:29
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A defesa de Moro afirmou que o controverso vídeo da reunião ministerial ocorrida em 22 de abril “confirma integralmente” as declarações do ex-ministro da Justiça. Embora o conteúdo não tenha sido divulgado, fontes não identificadas compartilharam o teor do encontro com jornais, o que repercutiu na Bolsa e no câmbio.

Portais como O Antagonista, O Estado de S.Paulo, a Folha de S.Paulo e o G1 relataram que investigadores do inquérito sobre a suposta interferência de Bolsonaro na Polícia Federal disseram que o vídeo revela preocupação do Chefe de Estado com eventual cerco à sua família e uma tentativa de blindar seus filhos.

Supostamente, Bolsonaro teria dito precisar “saber das coisas” que estavam ocorrendo na PF do Rio, conforme relatou fontes não identificadas aos jornais.

Em outro momento, o presidente teria acrescentado que, se não pudesse trocar o superintendente, substituiria o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. Do mesmo modo, o próprio Sérgio Moro estaria visado, de acordo com O Antagonista.

O advogado Rodrigo Sánchez Rios disse em nota que o vídeo “confirma integralmente as declarações do ex-ministro Sérgio Moro na entrevista coletiva de 24 de abril e no depoimento prestado à PF em 2 de maio“.

Além disso, a defesa de Moro incentiva que a íntegra do material seja publicada, diante da “extrema relevância” e “interesse público”. Vale lembrar que Moro dispensou o sigilo do inquérito em curso sobre as acusações feitas ao presidente Jair Bolsonaro e seu depoimento foi divulgado.

Em contrapartida, Bolsonaro criticou o responsável pelo vazamento do conteúdo e disse que “não existe no vídeo a palavra ‘Polícia Federal’ nem ‘superintendência’”.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que as partes do inquérito se manifestem, em até 48 horas, sobre a imposição ou não de sigilo sobre o vídeo.


Sobre o autor