Economia

Crescimento do PIB no 1º trimestre é visto como retomada da economia brasileira

Por Fast Trade
01 junho 2021 - 14:38 | Atualizado em 01 junho 2021 - 15:53

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados das contas nacionais nesta terça-feira (01), mostrando a retomada da economia.

Isto porque, no primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) ficou próximo ao patamar observado no final de 2012 e início de 2013. Neste período, o país cresceu 1,2% em relação ao quarto trimestre de 2020.

Os segmentos de comércio e serviços tiveram contribuição positiva para tal resultado, além de investimentos das indústrias em novos projetos, em infraestrutura, em compra de máquinas e em ampliação de produção terem sido decisivos para a retomada da economia brasileira.

Derivativos: o Guia definitivo para começar a investir

Outro fator importante na retomada da economia foi a diminuição das restrições de circulação social delimitadas pelos governos como forma de prevenir contaminação por covid-19 e que não foram tão intensas quanto as observadas no ano passado.

Como resultado, o PIB voltou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, mas ainda está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

Avaliação do Ministério da Economia

De acordo com o ministro da Economia Paulo Guedes, os acontecimentos de 2020 ficaram como aprendizado, a economia caiu muito forte no início da pandemia.

No entanto, segundo ele, o avanço da vacinação, os protocolos e o aprendizado de como se proteger na pandemia, estão resguardando um pouco mais a economia em geral e é possível que nós estejamos crescendo a taxas bem maiores.

Guia de A a Z de como se tornar um trader

“A arrecadação está vindo forte” – disse o ministro, lembrando que os dados da arrecadação federal têm vindo, de forma recorrente, acima das previsões.

Assim, na visão do ministro, a economia brasileira cresceu 1% na comparação com o mesmo trimestre de 2020 significa que as medidas adotadas foram eficazes.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Crescimento do PIB no 1º trimestre é visto como retomada da economia brasileira

Leia também:

Bolsa brasileira renova a máxima intradiária de olho no PIB; dólar cai

Cosan tem novo dia de ganhos após Raízen ser destaque corporativo

Abertura das Bolsas mundiais após feriado nos EUA tem indicadores positivos


Sobre o autor