EconomiaHome

Coronavírus derruba expectativa da OCDE sobre o crescimento da economia mundial

Por Bruna Santos
03 março 2020 - 08:50
OCDE; previsão para a economia brasileira

O crescimento da economia mundial deve ficar mais enxuto, diante do surto de coronavírus e seu impacto especialmente na China. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a perspectiva para expansão global foi reduzida de 2,9% para 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB).

A primeira projeção da soma e todos os bens e serviços produzidos já estava enfraquecida pelas tensões comerciais e políticas. Em nota, a entidade destacou que “a economia global enfrenta a ameaça mais grave desde a crise financeira [de 2008/2009]”.

Por outro lado, a OCDE espera uma recuperação já em 2021, com crescimento de 3,3%. No ano passado, o crescimento da economia mundial (medido pelo PIB) teve expansão de 2,9%.

Segundo a organização, essas recentes projeções se baseiam em um cenário em que a extensão do Covid-19 já é contida. Para a China, país mais atingido pelo novo vírus, houve um recuo estimado de 5,7% para 4,9% em 2020. No ano que vem, entretanto, o PIB chinês pode voltar a crescer e chegar até o 6,4%.

Em 2019, a economia da potência asiática teve expansão de 6,1%, mesmo em meio aos extensos atritos com os EUA. No Japão, Coreia e Austrália o crescimento da economia local mostrará uma recuperação difícil e gradual, aponta a entidade.

Por outro lado, o impacto é menos severo para outras economistas, segundo o relatório. Isso, contudo, não anula que essas economias sejam atingidas pela queda na confiança e na interrupção da cadeia de suprimentos.

previsão de crescimento do PIB do Brasil se manteve em 1,7% para 2020, de acordo com a OCDE, após um crescimento de 1,1% no ano passado. Mesmo com a expectativa de forte desaceleração do crescimento da economia mundial no primeiro semestre de 2020, a organização pede que os governos ajam imediatamente.

Leia mais:

G-17 discute avanço do Covid-19; leia sobre as manifestações anti-Congresso e mais destaques


Sobre o autor