Economia

Copom decide aumentar a Selic em 1% em decisão unânime do comitê

Por Fast Trade
22 setembro 2021 - 20:00 | Atualizado em 23 setembro 2021 - 06:13

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu aumentar a taxa Selic em 1% para o patamar de 6,25% ao ano, conforme já era previsto pelo mercado. Em uma decisão unânime dos dirigentes, a instituição promoveu a quinta elevação consecutiva dos juros básicos.

Além disso, o comunicado previu outro ajuste de mesma magnitude para a próxima reunião do comitê que acontecerá no final de outubro.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Na visão do colegiado, a decisão refletiu o cenário macroeconômico e o balanço de riscos considerando uma variância maior do que a usual para a inflação. Ademais, segundo o BC, este aumento é compatível com as metas de inflação previstas para este ano e para 2022.

“O Copom considera que, no atual estágio do ciclo de elevação de juros, esse ritmo de ajuste é o mais adequado para garantir a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante e, simultaneamente, permitir que o comitê obtenha mais informações sobre o estado da economia e o grau de persistência dos choques (…)” – informou o comunicado da instituição.

Desafios no cenário doméstico

Nas últimas semanas, frente às incertezas político-econômicas, o mercado chegou a elevar as apostas prevendo um aumento de 1,5% na Selic.

No entanto, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, deixou claro que a instituição não levaria em consideração os dados de alta frequência, mantendo seu planejamento inicial.

+ Relatório Alocação de recursos: Baixe agora!

Por fim, os dirigentes do comitê ressaltaram que “apesar da melhora recente nos indicadores de sustentabilidade da dívida pública, o risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária”.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Copom decide aumentar a Selic em 1% em decisão unânime do comitê

Leia também:

Ibovespa recupera os 112 mil com decisão do Fed e alívio na crise “Evergrande”

Dólar fecha a R$5,30 após o Fed sinalizar a redução dos estímulos em novembro

Bradesco BBI coloca ação da EzTec como “top pick” e recomenda a compra do ativo


Sobre o autor