
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou ontem (8) a última reunião de 2020. Atualmente, a taxa Selic está no menor patamar da série histórica, 2% ao ano, e analistas do mercado financeiro estimam que a taxa será mantida.
Dessa forma, se confirmada a manutenção, será a terceira vez consecutiva. A decisão será anunciada pelo Copom próximo das 18h30.
Expectativa é que o colegiado adote uma postura de maior cautela para o curto prazo, ao passo que a definição da Selic acontece em meio à alta dos preços.
Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir
IPCA
De acordo com o IBGE, o IPCA, índice considerado a inflação oficial do país, somou 0,89% em novembro. “Esse é o maior resultado para um mês de novembro desde 2015, quando o indicador foi de 1,01%”, informou o instituto.
Ademais, a inflação chegou a 4,31% nos últimos doze meses até novembro, e, portanto, ficou acima do centro da meta de inflação para 2020 (4%).
Nesse meio tempo, a inflação cresceu apoiada no aumento dos preços dos alimentos, conforme dito por especialistas. Para analistas do mercado, isso é decorrente da disparada do dólar, que incentivou os produtores a aumentarem as exportações.
Assim sendo, a oferta de produtos no mercado interno foi reduzida. Simultaneamente, o pagamento do auxílio emergencial estimulou o consumo. Do mesmo modo, o combustível é apontado como um dos principais fatores que pressionam o IPCA.
Baixe gratuitamente: E-book o que ninguém te conta sobre os investimentos em ações
Decisão anterior do Copom
Além disso, o Copom chegou a adotar o forward guidance em agosto, ou seja, a prescrição futura ou orientação futura. Nesse sentido, o forward guidance indica manutenção dos juros respeitadas certas condições.
Da mesma forma, o colegiado pode manter esse instrumento no comunicado de hoje, mas com ressalvas, segundo analistas do Citi. “A materialização dos riscos fiscais pode prejudicar o forward guidance”, avaliou o banco.
Em nota, a instituição disse acreditar que “a comunicação do Copom provavelmente adotará uma postura de maior cautela no curto prazo”.
Assim, a expectativa é pela sinalização de uma “política monetária mais dependente de dados e eventos no médio, longo prazo”.
Igualmente, o Itaú Unibanco sinalizou que uma provável estabilidade da Selic em 2% estaria em linha com as comunicações recentes do Banco Central.
Recentemente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sinalizou que o instrumento de forward guidance está muito ligado à parte fiscal.
“Batemos muito nessa tecla do fiscal, achamos que é muito importante a continuação dessa mensagem de que o equilíbrio fiscal é muito relevante para condução da nossa política monetária”, afirmou em evento em novembro.
Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade
A tomada de decisão
Primeiramente, o Copom fixa a taxa básica de juros com base no sistema de metas de inflação.
Assim, a decisão é tomada pensando no futuro, uma vez que as decisões demoram de seis a nove meses para impactarem plenamente a economia.
A meta central de 2020 é de 4%, embora o IPCA possa oscilar de 2,5% a 5,5% no período, margem que permite uma oscilação sem que a meta seja formalmente descumprida. Já para o próximo ano, a meta central de inflação é de 3,75% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar entre 2,25% e 5,25%.
Por fim, acompanhe o portal Fast Trade e nossas redes sociais para saber o impacto da reunião do colegiado na B3.
Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader!
E para ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade, participe do Canal do Fast Trade no Telegram: https://t.me/plataformafasttrade.
Antes de mais nada, leia outras notícias não relacionadas com o Copom:
BRFS3: sem pagar dividendos há 5 anos, BRF voltará a distribuir os proventos
CSNA3: CSN estima mercado mais aquecido no próximo ano
Bolsa de Valores: Gol (GOLL4), Petrobras (PETR3; PETR4) e mais destaques
Brasil importa mais e balança comercial registra déficit na primeira semana do mês
PIB brasileiro cresce 7,7% no terceiro trimestre
Indústria brasileira já está 1,4% acima do nível pré-pandemia
Mapa lança plataforma que fortalece produção agrícola e manejo sustentável do solo
Exportações de carne bovina crescem 10% em novembro
Agropecuária cai 0,5% no trimestre, mas anota taxas interanuais positivas