Agronegócio

Contratos para exportar açúcar são cancelados enquanto usinas desviam foco para o Etanol

Por Fast Trade
17 maio 2022 - 16:10 | Atualizado em 17 maio 2022 - 17:13

Alguns contratos referentes à exportação de açúcar estão sendo cancelados. Isso porque as usinas de cana de açúcar do Brasil decidiram alterar o foco para produção de Etanol, com o objetivo de aumentar os lucros aproveitando o momento de custos altos da energia.

Dessa forma, segundo informou um trader que representa um comerciante de commodities internacional, os cancelamentos já atingem o patamar de 200 a 400 mil toneladas brutas de açúcar. De acordo com o trader, o motivo dos cancelamentos se relaciona com o desvio da produção e também devido a safra sofrer atraso.

+ Você sabe operar Mini Dólar? Conheça todos os detalhes deste ativo

A alteração no mix de produção pelas usinas não é algo complicado, pois a maioria tem essa flexibilidade. Sendo assim, a grande grande parte optou por cancelar os contratos de exportação de açúcar e direcionou esforços para o Etanol.

Sobre isso, a alta demanda do combustível se dá principalmente pela recuperação da pandemia e ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, pois ambos os eventos contribuem para o aumento do custo da energia.

Vale a pena mudar o foco para o Etanol?

Segundo um alto executivo de uma das grandes usinas brasileiras, que solicitou não ser identificado, a mudança na direção da produção trouxe compensação sobre os custos de cancelamento. Isso porque o recebimento do Etanol acontece em até dois dias, enquanto as exportações de açúcar demoram mais tempo para pagar – e as usinas têm compromissos financeiros logo no começo de cada safra.

+ Ebook: Análise técnica de ações e futuros – Baixe agora!

Grande parte dos traders tem demonstrado flexibilidade nas negociações, uma vez que são contratos de take-or-pay. Isso quer dizer que os cancelamentos geram uma taxa que pode representar um alto custo para a usina. Mas, conforme atuais projeções, os volumes da produção de Etanol estão maiores que de açúcar e as vendas do combustível já demonstram alta de 2,6% só em abril de 2022.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!

 

Leia Mais:

Bolsa brasileira opera em alta seguindo o otimismo do exterior; dólar desaba


Sobre o autor