Economia

Confiança do empresário industrial sobe em todos os setores em setembro, mostra CNI

Por Fast Trade
29 setembro 2020 - 07:30 | Atualizado em 29 setembro 2020 - 10:01
empresário industrial
Foto: Agência Brasil

Em setembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) mostra confiança em todos os setores da indústria considerados, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Dentre os destaques de setembro apontados pela instituição máxima de organização do setor industrial brasileiro, o Icei chegou a bater 62,6 pontos em relação à indústria de transformação.

Esse resultado representa um avanço de 5,1 pontos na comparação com agosto, mas também marca o quinto mês consecutivo de alta para o indicador.

Desde abril, quando o índice havia despencado para 34,4 pontos no período considerado ‘fundo do poço’ para a economia brasileira que começava a enfrentar sérios efeitos da pandemia do novo coronavírus, o indicador agora acumula uma valorização de 28,3 pontos.

Baixe agora: Guia completo para obter sucesso nos investimentos na Bolsa

Produção impulsiona a confiança do empresário industrial

A CNI avalia que a confiança dos empresários da indústria está mais alta desde o indício de retomada da produção industrial em agosto.

Além de ter avançado em todos os 30 setores da indústria da transformação pesquisados, o Icei está acima de 50 pontos em todos os segmentos.

Nesse contexto, a CNI mostrou que o índice alcançou níveis superiores aos de setembro de 2019 em 19 setores, conforme reportagem da Agência Brasil. Setembro marca o segundo mês seguido em que o Icei da indústria de transformação supera a marca de 50 pontos.

De acordo com a metodologia da CNI, índices acima dos 50 pontos representam otimismo em relação aos próximos meses na avaliação dos empresários consultados.

Na esteira da melhora na expectativa da indústria sobre a economia, a CNI também mostrou que a atividade industrial já se encontra no patamar pré-crise.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Indústria da construção e extrativa

Por fim, a CNI mostrou que o Icei cresceu pelo quinto mês consecutivo em setembro no setor da indústria da construção, totalizando 56,7 pontos. Quando comparado ao mês de abril, período mais crítico para a economia em decorrência da crise de saúde (coronavírus), o índice já sobe 21,9 pontos.

Por sua vez, o Icei da indústria extrativa subiu 2,7 pontos no mês, somando 59,9 pontos, conforme mostrou a pesquisa feita com 2.312 empresas.

A pesquisa foi realizada entre 1º e 14 de setembro com 904 empresas de pequeno porte, 848 de médio porte, e 560 de grande porte. Faça o download da última edição na íntegra para conferir o estudo completo.

E se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado financeiro, basta participar do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade. É gratuíto!


Sobre o autor