Economia

Confiança da indústria e do comércio sobem em agosto pelo 4° mês consecutivo

Por Fast Trade
27 agosto 2020 - 16:00 | Atualizado em 27 agosto 2020 - 17:30
confiança da indústria; faturamento da indústria

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) e o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), ambos da Fundação Getulio Vargas, subiram pelo quarto mês consecutivo.

Do mesmo modo o Índice de Confiança da Construção (ICST) manteve a tendência de recuperação em agosto após os impactos da pandemia do coronavírus.

Leia também: Atividade econômica no Brasil está voltando aos níveis pré-Covid, avalia BofA

Confiança da indústria

Primeiramente, o ICI da FGV avançou 8,9 pontos no oitavo mês do ano, somando 98,7 pontos. Contabilizando as 4 altas consecutivas, o índice recuperou 40,5 pontos (ou 93,8%) dos 43,2 pontos perdidos no acumulado entre março e abril.

A recuperação das perdas apuradas no auge da pandemia demonstra a melhora na percepção dos empresários sobre o atual cenário e perspectivas para o setor.

De acordo com a economista da FGV-Ibre, Renata de Mello Franco, os indicadores mostram certo otimismo de expectativas para os próximos meses. Nesse contexto, mais de 40% do setor prevê aumento do ritmo de produção, ela destacou.

Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader

Em contrapartida, ainda há muita incerteza das empresas, evidenciada pela dificuldade de recuperação da tendência dos negócios, conforme mostra o Índice de Confiança da Indústria.

Segundo a FGV, o medidor do sentimento sobre o momento presente no setor industrial (Índice de Situação Atual) subiu 8,7 pontos, para 97,8 pontos. Por sua vez, o termômetro da percepção dos empresários sobre o futuro da indústria (Índice de Expectativas) cresceu 9,1 pontos, a 99,6 pontos.

Acesse aqui o press release do Índice de Confiança da Indústria (ICI).

Confiança da construção

O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuperou 82% dos pontos perdidos entre março e abril ao contabilizar 87,8 pontos em agosto (+4,1 pontos). Assim como na confiança da indústria, esse foi o quarto mês consecutivo de alta do indicador.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

De acordo com a Coordenadora de Projetos da Construção da FGV-Ibre, a sondagem mostra uma perspectiva mais otimista dos empresários da construção. Por outro lado, o ciclo produtivo foi afetado, já que durante o período mais crítico da pandemia muitos negócios foram adiados ou cancelados.

Acesse aqui o press release do Índice de Confiança da Construção.

Confiança do comércio

Por fim, o ICOM cresceu 10,5 pontos, alcançando o patamar de 96,6 pontos.

Com a quarta alta consecutiva, o indicador recuperou 92% da confiança perdida na pandemia, avaliou o Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV-Ibre, Rodolpho Tobler.

Acesse aqui o press release do Índice de Confiança do Comércio.

Quer ficar informado sobre os resultados da confiança da indústria e de tudo o que acontece no mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade


Sobre o autor