AçõesHome

Com projeções otimistas, Ibovespa deve retomar crescimento

Por Bruna Santos
23 novembro 2018 - 08:20

Confirmando as projeções de maior cautela dos investidores e baixa liquidez nos mercados na sessão de ontem, o Ibovespa operou na faixa dos 87 mil pontos, fechando em relativa estabilidade. Para hoje, a projeção é que o índice ganhe força com as movimentações do cenário político otimista e a valorização das estatais e alcance o topo intermediário em 88.516, confirmando sua tendência de alta no curto prazo. Superando essa marca, o índice deverá abrir novas possibilidades de compra e permanecerá em crescimento até atingir o topo histórico firmado em 89.598.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

Previsões do mercado de ações para 2019

O banco BTG Pactual prevê maior movimentação no mercado de capitais brasileiro a partir de 2019 devido às políticas que serão implantadas pela nova equipe de governo. Em entrevista, Roberto Sallouti, presidente do BTG, afirmou que os investidores estão muito otimistas no geral, embora os estrangeiros ainda precisem da mais confiança quanto à realização das reformas para trazer dinheiro ao país.

Ele mencionou que a curva longa de juros é o indicador que mais reflete a confiança do mercado e está se mostrando muito receptiva aos nomes que integrarão a nova equipe de ministros de Jair Bolsonaro. O executivo ainda ressaltou que o aperto das condições monetárias está atingindo o mundo inteiro, porém os países que possuem fortalezas próprias conseguem driblar com mais facilidade essas dificuldades e o Brasil agora está adotando políticas mais coerentes com a própria realidade.

Europa

As Bolsas europeias encerraram o pregão desta quinta apurando perdas, demonstrando a cautela dos investidores em relação à situação do orçamento italiano para 2019, que está gerando entraves econômicos à União Europeia e às negociações do Brexit, que sinalizaram para um acordo, mas ainda carece de aprovação do Parlamento Britânico.

Depois de ter subido mais de 1%, o Stoxx 600 fechou em baixa de 0,70%, o FTSE, de Londres, caiu 1,28%, o Dax, de Frankfurt, recuou 0,94%, o CAC 40, de Paris, cedeu 0,75%, o FTSE Mib, de Milão, diminuiu 0,69% e o IBEX 35, de Madri, perdeu 0,61%.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade


Sobre o autor