Empresas

Cielo deve se beneficiar com a autorização do WhatsApp Pay

Por Fast Trade
31 março 2021 - 16:02 | Atualizado em 31 março 2021 - 17:45
CIEL3

Após nove meses de análise, o Banco Central autorizou a realização de pagamentos com o WhatsApp Pay, o que deve beneficiar as ações da Cielo (CIEL3).

Isto porque, a companhia anunciou o projeto de transferência de recursos através do aplicativo de mensagens ainda no ano passado.

Desde então, o BC e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) barraram a proposta, alegando que haveria riscos ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), devido ao posicionamento de liderança tanto da Cielo quanto do Facebook.

Nesse sentido, a justificava principal girou em torno de assegurar a concorrência, uma vez que este projeto poderia concentrar, ainda mais, o mercado de pagamentos.

Guia completo sobre investimentos em multimercados

No entanto, posteriormente, o BC e o Cade solicitaram esclarecimentos sobre a estrutura de remuneração dos serviços e decidiram permitir que a parceria continuasse.

Enquanto isso, o sistema PIX da autoridade monetária avançava como alternativa instantânea de envio de valores. Segundo o BC, a autorização para a implementação do projeto é uma oportunidade, pois, novos arranjos poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários.

Como resultado, um porta-voz do Whatsapp informou que essa decisão foi recebida “com muita satisfação” e que os preparativos estão em fase final para o lançamento da modalidade no Brasil.

Reações do Mercado à nova modalidade

As bandeiras Visa e Martercard se manifestaram sobre a autorização, informando a satisfação em poder trabalhar pela ampliação dos meios de pagamentos.

“(…) vamos trabalhar com o WhatsApp e outros parceiros para oferecer opções de pagamento inovadoras e seguras aos consumidores e empresas brasileiras” – disse a Mastercard.

Por enquanto, o BC aprovou os serviços do Whatsapp Pay apenas para transações P2P (person-to-person), porém, os pagamentos P2B (person-to-business) continuam em análise. Assim, a integração com o PIX deve acontecer em breve, à medida em que avançarem na utilização.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

O Bradesco BBI avaliou que as transações serão gratuitas e capturadas pela Cielo, que foi a empresa adquirente que trabalhou junto ao Facebook e as bandeiras de cartão para possibilitar o sistema.

Acima de tudo, a expectativa é que a sistemática seja a mesma das transações de débito e o Facebook deve subsidiar os custos inicialmente.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Cielo deve se beneficiar com a autorização do WhatsApp Pay

Leia também:

Cogna (COGN3) reporta prejuízo líquido ajustado de R$907,4 milhões em 2020

Governo abre crédito de R$5,3 bi ao Ministério da Saúde para ações de combate à pandemia

Incerteza da Economia recua em março e mais indicadores econômicos


Sobre o autor