Agronegócio

Variações climáticas impactam na colheita de soja da safra 2021/22

Por Fast Trade
31 janeiro 2022 - 14:17 | Atualizado em 31 janeiro 2022 - 15:39
Agricultor-agronomo-agronegócio-campo-de-soja-fundos-de-investimentos
Verão foto criado por aleksandarlittlewolf – br.freepik.com

Segundo as consultorias AgResource e AgRural, a safra de soja de 2021 e 2022 continua com cortes devido a irregularidade das chuvas no Sul. No entanto, a colheita no Centro Oeste traz preocupação em decorrência do clima muito chuvoso.

De acordo com a análise das consultorias, ambas afirmam que a produção deve ficar inferior a 130 milhões de toneladas. Em razão disso, o volume tende a ser foco da precificação frente ao mercado, que deve sofrer alta por conta da menor safra do maior produtor e exportadores mundial.

+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!

As chuvas causam impacto também na velocidade da colheita, influenciando o ritmo que foi apenas de 10% na última semana. O motivo relacionado à grande umidade, tem sido um fator que já atrasou as novas safras de soja que deveriam ser exportadas.

Corte na safra de soja e estimativa de queda no potencial de produção devido ao clima

Nos primeiros 15 dias do mês de janeiro as chuvas complicaram o começo da colheita em Mato Grosso. Por essa razão, apenas nas ultimas duas semanas o ritmo da colheita ganhou velocidade. Contudo, preocupante são apenas as chuvas regulares, pois períodos entre tempo aberto e chuvas passageiras não interferem.

Na região oeste do Paraná, a umidade apareceu, muito tarde, no entanto. Dessa forma, não houve como evitar as perdas. Porém, o clima contribui positivamente com o plantio de milho, embora a evolução siga um ritmo parecido com a colheita da soja.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por fim, a safra para este ano no Brasil teve corte, caindo de 133,4 milhões de toneladas para 128,5 milhões. A previsão aponta queda de 8,8 milhões de toneladas frente a safra anterior. Devido as questões climáticas, o potencial de produção também demonstra queda estimada em 16,9 milhões considerando a atual safra.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

 

Leia também:

Bolsa e dólar iniciam a semana em queda refletindo a aversão ao risco no exterior

Petrobras divulga desinvestimentos e dados sobre o aumento das reservas


Sobre o autor