Agronegócio

China suspende a importação de carne produzida em mais quatro unidades no Brasil

Por Fast Trade
24 maio 2022 - 13:23 | Atualizado em 24 maio 2022 - 14:09
importação de carne bovina do Brasil

A China suspendeu a importação de mais quatro frigoríficos no Brasil, sendo duas unidades produtivas da JBS e duas unidades da Marfrig. De acordo com a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC), a medida é temporária e está em conformidade com as exigências das normas sanitárias do país.

No entanto, o órgão não deixou claro o motivo da suspensão e nem explicou se haverá o restabelecimento automático das compras após o vencimento do prazo dos embargos. Vale destacar que o gigante asiático também suspendeu as compras de empresas da Rússia e do Uruguai.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader: Baixe agora!

Recentemente, o governo chinês havia suspendido as compras de algumas plantas brasileiras e de outros países da América do Sul devido à identificação de traços de Covid-19 nas cargas.

Por exemplo, a unidade da Marfrig em Promissão (SP) teve suas importações suspensas por quatro semanas a partir de hoje, depois de sofrer com os embargos em sua produção por uma semana em abril. Além disso, a planta de Várzea Grande (MT) da mesma empresa também já tinha recebido uma suspensão anterior, e agora, ficará sete dias sem enviar proteína para a China.

A JBS também foi afetada pela medida. Dois frigoríficos, um em Senador Canedo (GO) e o outro em Lins (SP), registraram a suspensão da Declaração de Importação pelo país. Mas diferente das unidades da Marfrig, nenhuma das plantas havia sido notificada anteriormente.

Justificativa para a medida

Desde 2020, o governo chinês vem interrompendo, de forma sistemática, as compras de frigoríficos de diversos países. A justificativa utilizada é que o país estaria acirrando o controle sanitário, tendo em vista o surto de novas infecções por Covid-19.

+ Topos e Fundos de referência: Aprenda a utilizá-los em suas operações!

No entanto, especialistas acreditam que também existe uma razão econômica por detrás da medida, pois, além da pandemia, Pequim está tentando controlar a inflação que está atingindo os itens de consumo básicos em âmbito global. Desse modo, esta seria uma outra alternativa para segurar os preços.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a newsletter Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!

China suspende a importação de quatro frigoríficos no Brasil; JBS e Marfrig saem prejudicados

Leia Mais:

A desestatização da Petrobras não será discutida no curto prazo, diz Ciro Nogueira


Sobre o autor