
O Carrefour optou por reduzir sua lucratividade no primeiro trimestre de 2021 para acelerar sua estratégia de expansão através da abertura de novas lojas.
Ao apresentar os resultados, o vice-presidente de finanças, Sébastien Durchon, defendeu a alternativa, mesmo que isso tenha implicado no aumento de despesa. Apesar da melhora na receita e nas vendas da plataforma digital, as margens ficaram pressionadas em comparação ao trimestre anterior.
Nesse sentido, a margem Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, amortização e depreciação) sofreu um forte impacto devido à decisão de abrir novas unidades do Atacadão.
Guia de A a Z de como se tornar um trader!
Já em relação à margem bruta, houve um investimento maior em preços, embora o número tenha vindo em linha com as estimativas. Desse modo, a margem bruta consolidada caiu 1,9 ponto, para 19,8%, considerando todos os segmentos do grupo Carrefour.
“Na vida real você tem que abrir loja e lá na frente você colhe os resultados e é isso que estamos fazendo. Pode existir um impacto trimestral, mas isso faz parte de uma estratégia de aceleração olhando o longo prazo, que vamos manter” disse o executivo.
Acima de tudo, a abertura de lojas tende a ampliar os gastos operacionais no curto prazo, o que deve impactar as margens nos primeiros meses. Ademais, com a utilização de políticas de preços mais agressivas, o quadro geral deve afetar as linhas de rentabilidade, mas pode trazer receitas futuras.
Resultado do Carrefour no primeiro trimestre de 2021
O Carrefour registrou um lucro líquido de R$953 milhões de janeiro a março, o que representa uma expansão de 124,2% em relação ao resultado do mesmo período do ano passado.
Ao mesmo tempo que os balanços mostraram crescimento, o aumento refletiu na melhora do desempenho em “outras receitas”. Essa linha somou R$523 milhões no período, apoiada pela receita de R$495 milhões com o valor justo de um empreendimento em São Paulo.
Maiores rendimentos de dividendos de 2021
As vendas líquidas do grupo avançaram 13,8% para R$16,4 bilhões, com o fortalecimento do varejo e-commerce em diversos segmentos.
Ao todo, a varejista inaugurou 45 novas lojas do Atacadão em 2021, inclu as conversões da rede Makro. Para o próximo ano, as projeções devem se manter também após a entrada do grupo Big, recém adquirido.
Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade
Carrefour reduz a lucratividade para investir em sua estratégia de expansão
Leia também:
Marfrig (MRFG3) reverte o prejuízo e tem melhor 1º trimestre da história
Privatização da Eletrobras: relatório preliminar é apresentado a líderes