Economia

Campos vê inflação volátil, Itaú aponta risco de Selic acima de 7,5%

Por Fast Trade
09 setembro 2021 - 06:12 | Atualizado em 09 setembro 2021 - 06:49
atividade econômica (prévia do PIB); Banco Central
Foto: Arquivo Istoé

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou em um evento promovido pelo Credit Suisse que as eleições de 2022 afetam a volatilidade da inflação.

De acordo com a autoridade monetária, a polarização no próximo ano pode pesar sobre o nível de preços. Depois que Ilan Goldfajn o questionou sobre os fatores que poderiam elevar a trajetória da inflação, ele citou a expansão do Bolsa Família.

+ Guia completo para investimento em renda fixa

Para Campos Neto, muitos agentes do mercado veem o programa associado à política. No mesmo sentido, há o risco fiscal, o temor de não existirem fontes para arcar com os custos. O presidente do BC afirmou, então, que “isso cria um barulho”.

“Precisamos virar essa página, ver qual vai ser o programa, como será pago”, sugeriu o executivo, a fim de diminuir a volatilidade.

Relatório do Itaú

O Itaú afirmou que existem chances consideráveis de a Selic ficar acima de 7,5% este ano em virtude do risco inflacionário elevado. O estudo, no entanto, também foi embasado em dados históricos sobre o comportamento da Selic em relação à inflação.

Julia Gottieb, uma das autoras do relatório, todavia, vê riscos ainda mais elevados para a inflação do que os publicados oficialmente. Ela cita, por exemplo, a crise hídrica, a inflação de bens, serviços e o risco fiscal.

Do mesmo modo afirma a economista Júlia Passabom. Ela avalia a crise hídrica como especialmente preocupante, já que se demorar para ser resolvida, pode impactar a inflação. “É um problema a ser enfrentado e que tem implicação para o IPCA do próximo ano”, diz.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por outro lado, sobre os preços de bens, Passabom acredita que “devemos observar uma desinflação”. Segundo ela, “as commodities metálicas mostraram que fizeram um pico e o câmbio está andando um pouco de lado”. Isso, entretanto, pode demorar a ocorrer devido aos gargalos da indústria.

Por fim, a inflação de serviços tem componente inercial, afirmou a economista. Sendo assim, pode persistir por mais tempo, mesmo em um cenário de desemprego.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Campos vê inflação volátil, Itaú aponta risco de Selic acima de 7,5%

Leia também:

Ibovespa desaba 3,78% e volta aos 113 mil com tensões entre os poderes

Dólar dispara 2,96% e fecha a R$5,32 refletindo a crise institucional

Agrogalaxy avança em sua estratégia de expansão e adquire 80% da Agrocat


Sobre o autor