Economia

Campos Neto sugere cautela com criptoativos, mas defende moeda digital

Por Fast Trade
24 junho 2021 - 06:34 | Atualizado em 24 junho 2021 - 08:57
Presidente do Banco Central - Economia
Presidente do Banco Central

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a sugerir cautela com os investimentos em criptoativos, enfatizando os riscos que oferecem pela falta de regulação.

No entanto, durante uma videoconferência com o Conselho Diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o executivo defendeu a criação da moeda digital do país, que atualmente está em fase de estudos pela autoridade monetária.

Nesse sentido, o dirigente explicou que este meio de pagamento não se confunde com criptoativos, como o bitcoin, pois não possui característica de ativo.

+ Ebook Cartilha de Dividendos – Baixe agora!

Ao contrário, a moeda digital terá as mesmas regras que regem as moedas em circulação, como instrumentos de troca e negociação.

Ele também citou que cerca de 86% dos BCs do mundo manifestaram interesse no tema, de modo que seis países já estão executando projetos-piloto. “Pelo menos 42 países estão em estágio exploratório ou de pesquisa” – disse o executivo.

Projeto brasileiro é promissor e pode estar disponível já em 2022

Campos Neto afirmou que, acima de tudo, o interesse do Brasil é criar o real digital, nos mesmos moldes que o físico: emissão apenas pelo BC, custódia das instituições financeiras e ausência de remuneração.

Desse modo, é possível que a moeda digital brasileira já esteja implementada e pronta para utilização já no final do ano que vem. E o lastro do real digital seria realizado na própria moeda.

Assim, conforme as diretrizes, a moeda seria aceita em quaisquer transações financeiras, da mesma forma que o real tradicional.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Isto porque, a intenção o BC é que este meio de pagamento seja um complemento da moeda física utilizada no país. Por fim, a instituição ainda realizará discussões junto à sociedade para validar as diretrizes e aperfeiçoar a proposta, conforme as necessidades da população.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Campos Neto sugere cautela com criptoativos, mas defende moeda digital

Leia também:

Câmara aprova MP que eleva a CSLL dos bancos e antecipa fim do Reiq

Ibovespa fecha em queda com setor bancário e Copom no radar

Dólar fecha a R$4,95 e mantém o viés de baixa em dia de variações contidas


Sobre o autor