Empresas

Braskem pode ser desmembrada para a venda de operações específicas

Por Fast Trade
19 julho 2021 - 16:59 | Atualizado em 19 julho 2021 - 18:28

A Braskem pode ser desmembrada em blocos de ativos para facilitar a venda de operações específicas, segundo informaram fontes próximas à situação.

Embora a preferência da Novonor (antiga Odebrecht) seja pela venda integral de sua fatia de 38,3% na empresa em uma única transação, a administração não descarta a fragmentação dos ativos. Isto porque, houve maior demanda em determinados conjuntos de operações, o que abre diversas alternativas para efetuar o desinvestimento.

Vale lembrar que a etapa de recebimento de propostas não vinculantes já se encerrou e agora terá início a fase de seleção das ofertas.

+ Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade

Desse modo, a Novonor, que antes estava resistente com a ideia, decidiu se abrir às novas propostas, com foco na “maximização de valor”.

Conforme apurou o Valor, a Braskem recebeu propostas por 50,1% do capital votante, por 38,3% referente à participação da Novonor e por operações específicas somente. Assim, a operação brasileira, sozinha, não registrou grande demanda, segundo revelaram as fontes.

Nesse sentido, a disputa atraiu fundos de private equity e algumas indústrias químicas sem grande relevância, devido à complexidade da transação. Apesar de ser a sexta maior do mundo no setor, há diversos fatores que reduziram a atratividade da companhia, de modo que a concorrência foi baixa.

Operações brasileiras x Fatiamento da Braskem

A cisão das operações brasileiras da Braskem será uma situação muito complexa, tanto do ponto de vista industrial, quanto sob a ótica da logística. Por isso, a administração não tem a intenção de fatiar os ativos.

No entanto, caso a venda fatiada seja mais vantajosa, a Novonor terá que sentar à mesa com os demais acionistas, sobretudo, Petrobras, bancos e demais credores.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Este fato resultaria em mudanças no cronograma pretendido e extensão do prazo para a assinatura de um acordo formal até o final de 2021.

Por fim, as incertezas quanto à conclusão da operação, que também depende das intenções da petroleira, podem alterar o cronograma colocando o planejamento inicial em risco.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Braskem pode ser desmembrada para a venda de operações específicas

Leia também:

Pecuária pode faturar até R$100 milhões com nicho de leite digerível

Focus prevê aumento na inflação, mas preço dos alimentos deve desacelerar 

Bolsa brasileira cai 1,52% com petróleo e variante Delta no radar; dólar dispara


Sobre o autor