Empresas

Braskem firma acordo com empresa francesa para projeto de energia térmica renovável

Por Fast Trade
15 fevereiro 2022 - 11:46 | Atualizado em 15 fevereiro 2022 - 13:24
Braskem

A Braskem (BRKM5) firmou um acordo com a empresa Veolia, para investir R$ 400 milhões no desenvolvimento de um projeto de produção de vapor através da biomassa de eucaliptos em Alagoas. Com isso, após concluir o empreendimento em 2023, será possível gerar 900 mil toneladas de vapor por ano para a unidade de Marechal Deodoro. Portanto, pode-se contar com a diminuição de 50% de gases de efeito estufa, ou, pelo menos, a eliminação de 150 mil toneladas de CO2 anuais.

A Veolia é uma empresa francesa especializada em soluções de gestão de resíduos e consumo e tratamento de energia e água. Sendo assim, a parceria com a empresa está alinhada com o compromisso da Braskem com a sustentabilidade. Sobretudo, na questão da redução de emissão de gases de efeito estufa até 2030, cujo objetivo da Braskem é de diminuir pelo menos 15%.

+ Carteira Recomendada de Ações Fevereiro: Baixe agora!

Segundo Gustavo Checcuci, Diretor de Energia da Braskem, apesar do Brasil ter grande oferta de energia elétrica renovável, um projeto de fonte térmica renovável demonstra um projeto mais desafiador. Sendo assim, o projeto visa fornecer energia térmica no formato de vapor para atendimento das operações pelos próximos 20 anos (…) é um projeto de longo prazo, sustentável, estruturante e renovável.

Detalhes do projeto da Braskem em parceria com a Veolia

Na distribuição de responsabilidades, a Veolia fará a gestão da maior parte das demandas. Isso inclui gerenciamento de 5,5 mil hectares de eucaliptos agroflorestais e desenvolvimento do projeto de engenharia. Além disso, também fará a construção de usinas onde as biomassas serão processadas e o vapor produzido. Também ficará a cargo da Veolia operar e realizar a manutenção das instalações durante os 20 anos de contrato.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Já a Braskem será responsável pelos investimentos internos que devem adequar todo o complexo da unidade Marechal Deodoro para acomodar o projeto termoelétrico.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

 

Leia Mais:


Sobre o autor