AçõesHome

Brasil pode surpreender e mostrar um crescimento acima do esperado nos próximos anos

Por Bruna Santos
04 janeiro 2019 - 08:28
Calendário Econômico – Brasil 07/11/2018

Conforme opinião do economista inglês Jim O’Neill, o Brasil pode surpreender e mostrar um crescimento acima do esperado nos próximos anos, se Jair Bolsonaro de fato cumprir a agenda de políticas ortodoxas, à qual firmou compromisso durante sua campanha. O economista afirma que este cenário seria uma das “surpresas agradáveis” da economia global, em um contexto de forte desaceleração no curto prazo.

O’Neill, sendo o criador do conceito de Bric (formado por Brasil, Rússia, Índia e China), concorda que a economia brasileira tem potencial de crescer 2,5% a 3%, chegando até a superar os 4% ao ano, se o novo governo adotar políticas autênticas e persistentes, reduzindo substancialmente sua dependência das commodities e investindo na comercialização de outros tipos de produtos com os demais países. Ele destaca que, em especial, é preciso impulsionar o investimento no setor privado para fazer o país voltar a crescer.

O economista ainda ressalta sua posição otimista em relação à Índia e China, afirmando que os países devem crescer dentro do ritmo previsto na próxima década e aumentar sua fatia do PIB global. “De 2020 a 2030, a Índia deve crescer de 6% a 7%, e a China, cerca de 5%” – afirmou O’Neill em entrevista ao Valor. Em relação aos EUA, ele prevê que sua economia vai desacelerar junto com os mercados globais e isso pode significar uma recessão no país já em 2019 ou 2020.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio


Sobre o autor