Política

Bolsonaro e Haddad disparam rumo ao segundo turno, segundo Ibope

Por Fast Trade
21 setembro 2018 - 15:15
O dia será positivo para ativos locais com o otimismo eleitoral

O Ibope divulgou na terça-feira (18) o resultado de uma nova pesquisa eleitoral para a presidência da República. Jair Bolsonaro continua isolado em primeiro, agora com 28 por cento, seguido de Fernando Haddad, que tem 19 e se isola na segunda posição. Em terceiro, está Ciro Gomes com 11, oito pontos percentuais abaixo do petista. Em seguida Alckmin (7) e Marina Silva (6) fecham o grupo com mais de 5 por cento dos votos. 7 por cento dos entrevistados não sabe ou não responderam em quem iriam votar. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais e entrevistou 2.506 eleitores em 177 municípios entre os dias 16 e 18 de setembro.

E Eu Com Isso?

A segunda vaga para o próximo turno começa a fechar portas para aqueles que não avançam nas intenções de votos. É o caso de Marina Silva e Geraldo Alckmin. Como esperado, a disputa contra Bolsonaro ficará com alguém da esquerda, que cada dia mais parece ser o candidato do PT, Fernando Haddad. A estratégia petista surtiu efeito e o ex-prefeito de São Paulo cresceu exponencialmente desde o último Ibope – foi de 8 para 19 por cento.

Se der a lógica, não devemos ver outra configuração de segundo turno se não a de Bolsonaro x PT. Duas outras alternativas, extremamente improváveis, seriam: Bolsonaro x Ciro ou Alckmin x PT. O tucano e o pedetista, que correm por fora, apostam no discurso antipetista e também contra Bolsonaro para efetuar um verdadeiro milagre. É a era dos extremos.

  • Análise feita em parceria com a Levante Ideias de Investimentos.

Sobre o autor