HomePolítica

Bolsonaro cancela ida ao Fórum Econômico Mundial em Davos; Guedes representará governo

Por Bruna Santos
09 janeiro 2020 - 10:21
reforma tributária

Com a proximidade do Fórum Econômico Mundial em Davos e a escalada das tensões no Oriente Médio, após o Irã reagir aos ataques dos EUA, o presidente Jair Bolsonaro cancelou sua participação no evento celebrado na Suíça.

De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, a decisão engloba fatores de segurança, econômicos e políticos.

Em briefing à imprensa, Rêgo Barros rechaçou que a decisão decorra apenas de aspectos de segurança, destacando o conflito EUA-Irã.

Não há qualquer ligação com o fato que ocorreu no Oriente Médio“, afirmou ele.

Desse modo, Bolsonaro fica de fora do que seria a sua segunda participação no fórum.

Segundo a Reuters, será o ministro da Economia, Paulo Guedes, o substituto de Bolsonaro para representar o governo brasileiro.

Guedes se reunirá com uma série de executivos de multinacionais, conforme documento visto pela Reuters, a partir do dia 20.

Entre as autoridades que querem encontrar o ministro da Economia brasileira estão presidentes de empresas de diversos setores.

Além de participar em painéis do Fórum Econômico Mundial em Davos, Guedes se reunirá com o presidente do UBS Group, Axel Weber, da Microsoft, Brad Smith, da UPS Internacional, Nando Cesarone, do Canadian Pension Investment Board, Mark Machin, e os CEOs da Arcelor Mittal, Lakshmi Mittal, e Chevron, Mike Wirth, destacou a Reuters.

Outros encontros estão previstos como, por exemplo, com o CEO da Coca Cola, James Quincey, do Uber, Dara Khosrowshahi e o presidente da Royal Dutch Shell, Ben Van Beurden.

O ministro recebeu ainda outras 20 solicitações de reunião e sua agenda deve ser atualizada.

Embora não esteja presente no Fórum, Bolsonaro sinalizou que realizará viagem à Índia, onde será recebido como convidado de honra.

Lá, o presidente vai celebrar o Dia da República da Índia, para celebrar a entrada em vigor da Constituição indiana.


Sobre o autor