Mercados

Bolsas mundiais operam em queda aguardando dados de inflação

Por Fast Trade
10 junho 2021 - 08:48 | Atualizado em 10 junho 2021 - 12:20
exterior de olho em tributos

As bolsas mundiais operam em sua maioria em queda, com investidores aguardando a divulgação dos dados de inflação dos Estados Unidos.

Nesse sentido, as informações que serão publicadas hoje às 9:30 (horário de Brasília) podem mudar o cenário de ações, adicionando um viés positivo ou negativo.

Isto porque, especialistas estão preocupados com possíveis alterações na concessão de estímulos pelo Federal Reserve e na condução da taxa de juros.

Especialistas estimaram que o Índice de Preços registrará uma alta de 4,7% nos itens de consumo nos EUA, superando os 4,2% revelados em abril pelo departamento.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Na véspera, os índices Dow Jones e o S&P 500 fecharam com perdas, afastando-se das máximas alcançadas nos últimos dias. Um dos principais destaques da sessão foi a mobilização de investidores através das redes sociais.

Constatou-se uma volatilidade nas ações da Clover Health que se tornou alvo dos movimentos, em uma manobra coordenada de venda do ativo. Como resultado, os papéis da companhia caíram cerca de 50%.

Enquanto isso, no Brasil, o noticiário político novamente ganhou atenção após a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, autorizar o atual governador do Amazonas, Wilson Lima, a não comparecer à CPI da pandemia.

Nesta fase do inquérito, os senadores vão convocar os governadores de diversos estados para prestar esclarecimentos sobre os recursos federais recebido para o combate à pandemia.

Panorama Internacional – Europa e Ásia

Na Ásia, as Bolsas fecharam majoritariamente em alta, em expectativa à divulgação dos dados de inflação dos EUA. Os mercados asiáticos monitoraram informações sobre a condução da política monetária americana.

O índice chinês fechou positivo impulsionado pelas ações das montadoras e das companhias ligadas à energia renovável, que é um setor em expansão no país.

  • Nikkei (Japão) +0,34%
  • Hang Seng (Hong Kong) -0,01%
  • Kospi (Coreia do Sul) +0,26%
  • Shanghai SE (China) +0,54%

No velho continente, os investidores aguardam projeções do Banco Central Europeu, ao mesmo tempo em que o setor automotivo pesou sobre as ações.

Por fim, os setores de saúde e tecnologia subiam, mas não conseguiam manter o bom desempenho do mercado europeu e o índice Stoxx 600 sofre queda de 0,27%.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Bolsas mundiais operam em queda aguardando dados de inflação

Leia também:

QR Asset eleva o grau de exposição a criptomoedas e lança ETF para Bitcoin

Mercado de ações tem retorno anual de 6% acima da inflação desde 1998

Ibovespa fecha em alta, mas cautela no exterior limita os ganhos deste pregão


Sobre o autor