HomeMercados

Bolsas globais sobem com menor apreensão com a disputa comercial EUA-China

Por TradersClub
11 junho 2019 - 08:55

Os índices acionários na Europa e os futuros das bolsas americanas subiam nesta terça-feira, sinalizando menor apreensão quanto à resolução dos conflitos comerciais entre os Estados Unidos e a China, à espera da reunião dos presidentes de ambos os países na reunião anual do G-20, em duas semanas.

Para gestores, tanto os EUA quanto a China precisam de um acordo comercial para evitar uma desaceleração maior nas duas economias e nas dos seus maiores parceiros comerciais. Na segunda-feira, o presidente americano Donald Trump disse à CNBC que os EUA poderiam elevar as sobretaxas comerciais para todas as importações vindas da China caso o presidente Xi Jinping não se encontrasse com ele na reunião da cúpula do G-20. Trump disse que a China vai chegar a um acordo “porque precisa dele”.

BOLSAS

Os futuros dos índices Dow Jones Industrials e S&P500 subiam 0,45% e 0,47%, respectivamente, acompanhando a alta de 0,90% do índice pan-europeu Stoxx600. O índice Xangai Composto fechou em alta de 2,58%, na mesma direção do Shenzhen Composto, um índice que reúne companhias de valor menor, que disparou 3,74%, após o governo chinês simplificar as regras para captação de recursos em projetos de infraestrutura. O índice VIX caía 2%, indicando menor aversão ao risco no pregão de hoje.

MOEDAS

O iene caía 0,24% ante o dólar americano, indicando menor demanda por ativos considerados como seguros. O dólar americano operava perto da estabilidade ante pares globais, com investidores aguardando os dados do índice de preços ao produtor para maio.

JUROS

O rendimento dos Treasuries de dez anos subia 2,9 pontos base para 2,175%, segundo dia seguido de alta, com investidores assumindo posições mais arriscadas em meio ao maior otimismo que impera nas bolsas globais.

COMMODITIES

O minério de ferro disparou 6% no pregão chinês, resultado da combinação de menores estoques e o plano do governo chinês de incentivar a infraestrutura local com o relaxamento de regras para captação de recursos. Os contratos do petróleo WTI e do petróleo Brent subiam 1,09% e 0,47%, respectivamente, na esteira do maior otimismo com aumento da oferta global.


Sobre o autor