Mercados

Bolsas globais operam voláteis à espera da decisão do Federal Reserve

Por Fast Trade
16 junho 2021 - 08:58 | Atualizado em 16 junho 2021 - 12:11

As Bolsas globais operam voláteis nesta quarta-feira (16), aguardando a decisão de política monetária do Federal Reserve, o Banco Central americano.

Ao longo do dia, a instituição vai divulgar a diretriz sobre a taxa de juros e os programas de estímulo à economia. Em seguida, o presidente do Fed, Jerome Powell, vai realizar um discurso detalhando a visão do BC sobre a atual conjuntura dos EUA.

Desse modo, investidores esperam pouca ou nenhuma mudança nas políticas expansionistas ou de compras de títulos. Os dirigentes devem sinalizar o aumento das taxas apenas em 2023.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Em contrapartida, outros especialistas, como Brad McMillan da Commonwealth Financial Network disseram à CNBC que a inflação está em um nível aceitável se comparada aos últimos dois anos. Segundo ele, as manchetes estão exagerando nos fatos por não ver além do período de um ano.

As ações da área de tecnologia também são destaque, após as big techs como Apple, Adobe e Activision Blizzard, fecharem em forte queda. No Brasil, as atenções se concentravam na reunião do Copom, que devem aumentar a taxa em 0,75 ponto percentual, passando a 4,25% ao ano.

Enquanto isso, 16 estados divulgaram o cronograma de vacinação prevendo a aplicação da primeira dose do medicamento em toda população adulta até dezembro deste ano.

Panorama Internacional – Europa e Ásia

Na Ásia, as Bolsas fecharam em queda, refletindo o predomínio da cautela antes da decisão de política monetária do Fed e de olho nos indicadores locais.

Na China, os dados divulgados ontem de crescimento de produção industrial em 8,8% em maio decepcionaram investidores, pois, vieram abaixo do previsto. O índice Nikkei, no Japão anotou perdas contrariando os dados de exportações que subiram 49,6% no período.

  • Nikkei (Japão) -0,51%
  • Hang Seng (Hong Kong) -0,70%
  • Shanghai (China) -1,07%
  • Kospi (Coreia do Sul) -0,62%

Na Europa, os Índices Europeus assumem viés de alta, enquanto aguardam a decisão de juros nos EUA, com o Stoxx 600 avançando 0,08%. Ao mesmo tempo, no Reino Unido, dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) indicam alta de 2,1% em maio, acima do esperado por especialistas que calcularam 1,8%.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Bolsas globais operam voláteis à espera da decisão do Federal Reserve

Leia também:

Avanço da Selic reforçou aposta dos bancos estrangeiros no Brasil

BofA vê o mercado brasileiro como o mais atrativo da América Latina

Ibovespa tem leve queda em sinal de cautela às decisões dos Bancos Centrais


Sobre o autor