Mercados

Bolsa e dólar avançam com inflação nos EUA e vencimento de opções no Brasil

Por Fast Trade
13 outubro 2021 - 13:27 | Atualizado em 13 outubro 2021 - 15:03
alavancagem no mercado financeiro

A Bolsa brasileira opera em alta na volta do feriado, repercutindo os dados de inflação dos EUA e o vencimento de opções no Brasil. Apesar de enfrentar certa dose de volatilidade, o índice geral ganhava força, impulsionado pela Petrobras (PETR3/PETR4) e pelo setor de varejo.

No radar, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) americano subiu 0,4% em setembro, superando as projeções dos economistas consultados pela Reuters. A estimativa indicava a alta da inflação em 0,3%, sugerindo que ocorreu uma elevação nos preços em geral.

Nesse sentido, aumentaram as especulações sobre os potenciais impactos disso na decisão do Federal Reserve em promover a redução de estímulos à economia. Além disso, é grande a expectativa pela divulgação da ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), prevista para hoje.

+ Derivativos: o guia definitivo para começar a investir

Por aqui, as preocupações com a inflação continuam ditando os movimentos do mercado, apesar de as commodities e os combustíveis registrarem queda. Em um dia de vencimento de opções na B3, também acontece o vencimento do índice futuro com termo final para outubro, o que tende a acentuar as oscilações.

A seguir, as movimentações do pregão na B3:

Maiores altas do índice geral: Banco Pan (BPAN4), Pão de Açúcar (PCAR3), Cogna (COGN3), EzTec (EZTC3) e Ecorodovias (ECOR3).

Maiores quedas do índice geral: Vale (VALE3), Bradespar (BRAP4), Méliuz (CASH3), CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5).

Às 13h26 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 1,35% aos 113.693 pontos, registrando um volume financeiro de R$11,147 bilhões.

Dólar sobe com cautela devido às incertezas no quadro fiscal

O dólar comercial subia 0,22% contra o real, na cotação de R$5,5500 na venda, refletindo o clima de cautela decorrente às incertezas no quadro fiscal. Além da ausência de resolução do impasse envolvendo o pagamento dos precatórios, o relatório da CPI da pandemia e a alta da inflação são fatores de peso.

Acima de tudo, há grande receio de que a convergência destes aspectos resulte em mais turbulências, tendo em vista a proximidade da disputa eleitoral.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por fim, os juros futuros apresentavam um comportamento misto, com aumento nas taxas de curto prazo e queda nos trechos intermediários e longos. Embora o foco dos agentes de mercado seja o ritmo de aperto monetário, o comportamento das Treasuries contribuía com a adição de prêmio em alguns vértices.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Bolsa e dólar avançam com inflação nos EUA e vencimento de opções no Brasil

Leia também:

Ambipar adquire Brasil Coleta através de sua controlada Environmental ESG

Rússia atenderá todas as necessidades da Europa sobre gás natural, diz Putin

JP Morgan bate o consenso após liberar mais provisões; ação sobe


Sobre o autor