Mercados

Bolsa brasileira vira para queda após divergência comercial entre Rússia e UE; dólar oscila

Por Fast Trade
08 março 2022 - 14:06 | Atualizado em 08 março 2022 - 15:06
após IBC-Br

A Bolsa brasileira opera em baixa nesta terça-feira (08), refletindo as divergências comerciais entre a Rússia e a União Europeia. Depois de ensaiar uma recuperação na abertura, o índice geral sucumbiu ao mau humor externo, acompanhando o movimento dos mercados em geral.

No radar, ficou em destaque as falas do vice-premiê russo, Alexander Novak, sobre o fornecimento de gás natural à Europa. Ele explicou que o país poderia simplesmente interromper as operações do gasoduto Nord Stream 1, sob a justificativa de que as autoridades europeias estão realizando acusações infundadas ao país.

No entanto, Novak garantiu que essa decisão ainda não foi tomada, mas que serve de exemplo para contrapor as argumentações da UE. Mesmo assim, o bloco econômico apresentou um plano para reduzir as importações de gás em dois terços até o final de 2022, sem a pretensão de desfazer as relações comerciais completamente.

Por outro lado, o governo dos EUA deve anunciar, ainda hoje, o embargo às importações de petróleo russo, apesar de não ser consenso entre as lideranças europeias. Além disso, a medida elaborada pela Casa Branca pretende incluir na suspensão total as compras de gás natural e carvão.

+ Guia do Investidor Iniciante: Baixe agora!

A seguir, as principais movimentações na B3:

Top 5 máximas do índice geral: PetroRio (PRIO3), Gol (GOLL4), Azul (AZUL4), Cielo (CIEL3) e 3R Petroleum (RRRP3).

Top 5 mínimas do índice geral: Locaweb (LWSA3), Vale (VALE3), Sabesp (SBSP3), Raia Drogasil (RADL3) e CSN Mineração (CMIN3).

Às 14h04 (horário de Brasília), o Ibovespa caía 0,19% aos 111.374 pontos, registrando um volume financeiro de R$ 10,236 bilhões.

Dólar oscila de olho nos preços dos combustíveis

O dólar comercial caía 0,08% contra o real, na cotação de R$ 5,0720 na venda, de olho na questão sensível dos combustíveis. Isto porque, tanto o governo quanto o Congresso sinalizaram que podem intervir no reajuste dos preços praticados pela Petrobras.

Nesse sentido, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, defendeu a adoção de medidas que limitem o aumento nos preços, mas sem interferir na independência da estatal para conduzir a sua política de valores.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Em meio a uma dinâmica bastante particular, a divisa americana mostrava um comportamento volátil, refletindo o embate entre o ingresso de recursos e a aversão ao risco do cenário internacional. Lá fora, o rali das commodities continuava dando força às moedas emergentes, apesar do agravamento do conflito na Ucrânia.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Bolsa brasileira vira para queda após divergência comercial entre Rússia e UE; dólar sobe

Leia também:

Inflação: Bank of America e XP projetam o IPCA mais alto ao final de 2022

Enquanto o rublo desaba, real lidera a preferência dos investidores há 4 semanas


Sobre o autor