Mercados

Bolsa brasileira vira para alta após oscilar na abertura com IPCA; dólar ganha força

Por Fast Trade
09 junho 2021 - 13:40 | Atualizado em 09 junho 2021 - 14:42
Abertura desta terça-feira 25 de maio

A Bolsa brasileira opera em alta nesta quarta-feira (09), após oscilar nas primeiras horas de pregão reagindo à divulgação do IPCA.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo de maio avançou 0,83% em maio, na comparação mensal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Nesse sentido, o indicador registrou a maior alta para o período desde 1996, além de superar as projeções dos analistas que indicavam um aumento em 0,71%.

Enquanto isso, lá fora, os investidores aguardam a divulgação dos dados inflação nos Estados Unidos, que serão divulgados amanhã.

Ao mesmo tempo, na China, o índice de preços ao produtor subiu 0,9% no mês de maio, em relação ao mesmo período do ano passado. Isto porque, o resultado superou as perspectivas do mercado e atingiu a maior alta anual em mais de 12 anos, pressionado pelas commodities.

Desvendando o swing trade: Tudo o que você precisa saber!

A seguir, as movimentações do pregão na B3:

Maiores altas do índice geral: Suzano (SUZB3), Tim (TIMS3), Itaú Unibanco (ITUB4), Klabin (KLBN11) e Gerdau (GGBR4).

As maiores quedas do índice geral: Iguatemi (IGTA3), Magazine Luiza (MGLU3), Multiplan (MULT3), Cyrela (CYRE3), Energisa (ENGI11).

Às 13h39 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,57% aos 130.526 pontos, registrando um volume financeiro de R$15,100 bilhões.

Dólar ganha força com IPCA e puxa desempenho dos juros

O dólar comercial opera em alta de 0,75 na cotação de R$5,0750 na venda, refletindo o salto do IPCA de maio. Desse modo, o mercado reagiu intensamente à valorização do indicador, pois, este é considerado um importante vetor de alta para a curva a termo.

Além disso, as pressões inflacionárias pressionam o Banco Central a elevar, com maior intensidade, a taxa Selic na próxima reunião de política monetária.

Ebook Dólar e Mini Dólar: Desvendados este mercado

Ou seja, os dirigentes da instituição podem promover revisões nas estimativas, avaliando que o ajuste no juro básico não será apenas parcial, tendo em vista a demanda atual.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Bolsa brasileira vira para alta após oscilar na abertura com IPCA; dólar ganha força

Leia também:

CSN avança nas negociações para a aquisição da Cimentos Elisabeth

Bolsas mundiais se movimentam à espera dos dados de inflação nos EUA

Equipe econômica articula a votação da proposta de reforma do IR 


Sobre o autor