Mercados

Bolsa brasileira sobe em dia de baixa liquidez e feriado nos EUA; dólar oscila

Por Fast Trade
11 outubro 2021 - 13:30 | Atualizado em 11 outubro 2021 - 14:57
Ether e AVAX

A Bolsa brasileira opera em alta nesta segunda-feira (11), refletindo a sessão de baixa liquidez em virtude do feriado nos EUA em comemoração ao Columbus Day. Além disso, também é véspera de feriado de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, o que também influencia na redução do volume de negociação.

Mesmo com o pregão esvaziado, a valorização das commodities, sobretudo minério de ferro e petróleo, impulsionava os ganhos das principais blue chips na B3. Nesse sentido, as companhias Petrobras (PETR3/PETR4), Vale (VALE3) e demais siderúrgicas apresentavam um desempenho positivo.

Em contrapartida, os bancos e instituições financeiras registravam queda repercutindo as perspectivas para a inflação trazidas pelo Boletim Focus de hoje.

Segundo os economistas de mercado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2021 alcançará 8,59%, ante 8,51% na consulta anterior. Para 2022, também houve uma revisão de alta, com as estimativas subindo de 4,11% para 4,17%.

+ Relatório Alocação de recursos: Baixe agora!

Ao mesmo tempo, as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) permaneceram estáveis indicando um crescimento de 5,04% em 2021, mas recuaram de 1,57% para 1,54% em 2022.

A seguir, as movimentações do pregão na B3:

Maiores altas do índice geral: PetroRio (PRIO3), Embraer (EMBR3), Cemig (CMIG4), Bradespar (BRAP4) e Klabin (KLBN11).

Maiores quedas do índice geral: Banco Inter (BIDI11), Banco Pan (BPAN4), Banco Inter (BIDI4), Petz (PETZ3), BTG Pactual (BPAC11).

Às 13h30 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,33% aos 113.227 pontos, registrando um volume financeiro de R$11,329 bilhões.

Dólar ganha força, apesar da volatilidade do câmbio

O dólar comercial subia 0,09% contra o real, na cotação de R$5,5190 na venda, ganhando força compradora, apesar da volatilidade deste pregão. Acima de tudo, a forte demanda por proteção reagia ao aparente desgaste do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Diante da repercussão do caso envolvendo seus investimentos em mercados offshore, a pressão política pela saída do ministro aumentou. Por isso, começam a surgir boatos de um possível substituto para comandar a pasta, o que tende a agravar os riscos fiscais.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por fim, os juros futuros também registravam aumento nas taxas em todos os períodos, acompanhando os movimentos do câmbio, já que não houve negociações das Treasuries nos EUA.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Bolsa brasileira sobe em dia de baixa liquidez e feriado nos EUA; dólar oscila

Leia também:

Boletim Focus: projeção do IPCA avança pela 27ª semana consecutiva


Sobre o autor