Mercados

Bolsa brasileira renova máxima intradiária de olho no PIB; dólar cai

Por Fast Trade
01 junho 2021 - 12:42 | Atualizado em 01 junho 2021 - 14:38
Nossa agenda local de indicadores econômicos tem como destaque a divulgação da Pesquisa Mensal do Comércio de setembro do IBGE.

O Ibovespa opera em forte alta nesta terça-feira (01), renovando a máxima intradiária ao superar a marca de 128 mil pontos pela primeira vez.

Nesse contexto, o índice geral era impulsionado pelo Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, cujo resultado mostrou um crescimento de 1,2%. Com isso, o indicador surpreendeu os analistas, que projetavam um avanço de apenas 1%, segundo o consenso Refinitiv.

Assim, a economia brasileira voltou ao nível do quarto trimestre de 2019, o período anterior à pandemia, apesar de ainda estar abaixo do melhor momento da atividade do país, registrado em 2014.

Ao mesmo tempo, o exterior positivo também influenciava o comportamento das principais blue chips, sobretudo, diante dos ganhos contabilizados na volta do feriado de Memorial Day nos EUA.

Guia de A a Z de como se tornar um trader

As maiores altas do índice geral: Ultrapar (UGPA3), Embraer (EMBR3), Lojas Americanas (LAME4), B2W Digital (BTOW3) e Braskem (BRKM5).

As maiores quedas do índice geral: Locaweb (LWSA3), Banco Inter (BIDI11), Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11), Qualicorp (QUAL3).

O discurso dos membros do Federal Reserve, Randal Quarles e Lael Brainard, também ficou no radar, pois, pode sinalizar as intenções do Banco Central em relação aos estímulos. Embora a instituição insista que não pretende alterar a sua política, a inflação ainda causa preocupações.

Às 12h42 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 1,56% aos 128.182 pontos, registrando um volume financeiro de R$13,741 bilhões.

Dólar negocia no menor nível desde janeiro deste ano

No mesmo horário, o dólar comercial recuava 1,40% na cotação de R$5,1570 na venda, alcançando o menor nível desde janeiro.

Nesse sentido, o real aparece como o grande destaque do dia, absorvendo com maior intensidade a reação dos investidores o cenário favorável mostrado pelo PIB. Os analistas acreditam que ao longo do ano, haverá mais revisões de alta elevando a atratividade do país.

Ebook Dólar e Mini Dólar: Desvendados este mercado

Enquanto isso, os contratos de juros futuros registravam leve alta, reforçando a aposta de que há um amplo espaço para o reajuste da taxa Selic. No entanto, os vértices de longo prazo anotavam queima de prêmio de risco, em sintonia com o câmbio.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Bolsa brasileira renova máxima intradiária de olho no PIB; dólar registra queda

Leia também:

Cosan tem novo dia de ganhos após Raízen ser destaque corporativo

Abertura das Bolsas mundiais após feriado nos EUA tem indicadores positivos

“Jabutis” na MP da Eletrobras podem atrasar os trâmites para a privatização


Sobre o autor