Mercados

Bolsa brasileira ignora situação na Ucrânia e sobe com fluxo estrangeiro; dólar cai

Por Fast Trade
14 fevereiro 2022 - 14:04 | Atualizado em 14 fevereiro 2022 - 15:37
Créditos: shutterstock.com

A Bolsa brasileira opera em alta nesta segunda-feira (14), iniciando a semana em território positivo graças à entrada de fluxo estrangeiro. O índice geral avançava, ignorando a situação geopolítica na Ucrânia, sobretudo, após o fracasso das últimas negociações entre os EUA e a Rússia.

Isto porque, no final de semana, o líder russo Vladimir Putin e o presidente americano, Joe Biden, conversaram por telefone sobre o conflito. Segundo um funcionário de alto escalão na Casa Branca, Biden teria feito um alerta sobre as consequências de uma invasão ao país vizinho.

+ Carteira Recomendada de Ações Fevereiro: Baixe agora!

Por outro lado, Putin teria reagido, dizendo que a Rússia anunciará, em breve, as ações que serão tomadas em resposta à ofensiva conjunta entre americanos e europeus.

Desse modo, os mercados internacionais registravam perdas, assim como os contratos futuros de petróleo e minério de ferro. Como resultado, as blue chips Petrobras (PETR3/PETR4), Vale (VALE3) e demais siderúrgicas faziam um pregão de baixa.

Apesar disso, o ingresso de recursos do exterior em alguns setores apoiava o desempenho das ações, com o investidor internacional direcionando o viés local dos negócios.

Política monetária nos EUA

Ao mesmo tempo, os investidores monitoravam os comentários dos dirigentes do Federal Reserve sobre a elevação dos juros nos EUA. O presidente da regional de St. Louis, James Bullard, disse que é necessário aumentar a taxa básica em pelo menos 1% até o início de julho deste ano.

Em contrapartida, o presidente da regional de Richmond, Thomas Barkin, não opinou de forma incisiva, mas concordou que as condições estão apropriadas para que a instituição dê início às mudanças na política monetária.

A seguir, as movimentações do pregão na B3:

Maiores altas do índice geral: Petz (PETZ3), Banco Inter (BIDI11), Weg (WEGE3), Americanas (AMER3) e Locaweb (LWSA3).

Maiores quedas do índice geral: Petrobras (PETR3), Petrobras (PETR4), 3R Petroleum (RRRP3), Sabesp (SBSP3) e Marfrig (MRFG3).

Às 14h00 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,22% aos 113.822 pontos, registrando um volume financeiro de R$9,082 bilhões.

Dólar inverte a tendência da abertura e cai contra o real

O dólar comercial caía 0,36% contra o real, na cotação de R$ 5,2170 na venda, conseguindo inverter a tendência da abertura, devido à entrada de fluxo de recursos. A divisa americana operava em sentido contrário ao exterior, onde a demanda por proteção prevalecia.

Nesse sentido, o potencial conflito na fronteira da Ucrânia despertava um sentimento de cautela nos agentes, mas encontrava barreiras por aqui. O diferencial de juros entre o Brasil e os EUA é o maior desde 2016 e isso motivou o ingresso de capital nas últimas semanas.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por fim, os contratos de juros futuros seguiam no sentido contrário, em meio à adição de prêmio de risco aos DIs, em atenção às projeções do Boletim Focus divulgado hoje. Os economistas do mercado estimaram novo aumento para a inflação deste ano, sinalizando que o IPCA pode fechar a 5,50%.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Bolsa brasileira ignora situação na Ucrânia e sobe com fluxo estrangeiro; dólar cai

Leia também:

Após incorporar a Intermédica, ação da Hapvida pode avançar 40%, segundo analistas

Credit Suisse inicia a cobertura das ações da Locaweb, Infracommerce e VTEX


Sobre o autor